Kanye West faz críticas à indústria musical e aparece urinando em Grammy
Rapper fez diversas publicações no Twitter criticando o baixo repasse de lucro para cantores por parte de gravadoras, e publicou cópias de seus contratos

Kanye West fez várias críticas à indústria musical e o controle sobre as músicas de cantores, em especial negros Foto: REUTERS / Mario Anzuoni
O rapper Kanye West chamou atenção novamente no Twitter nesta quarta-feira, 16, depois de realizar uma série de publicações na rede social criticando a indústria musical. Em um dos posts ele aparece se filmando enquanto faz xixi em um dos prêmios Grammy que ganhou.
Leia também:
“Eu sei que muitos músicos não têm permissão de falar alguma coisa, mas eu não posso ser silenciado ou cancelado então eu vou dizer tudo como sempre”, disse o rapper de manhã. Ele chegou a classificar o controle das gravadoras musicais sobre as músicas dos artistas uma forma de "escravidão moderna".
Kanye então fez várias publicações criticando a baixa remuneração que músicos recebem em seus contratos com gravadoras: “nós ficamos confortáveis em não ter o que merecemos. Eles nos deixam ter pouco dinheiro das turnês”.
Ele criticou em especial a falta de controle dos cantores das gravações originais de suas músicas, e disse que a situação é pior com cantores negros. “Não existe NBA ou indústria musical sem negros. Contratos justos importam, propriedade [das gravações] importa”, disse ele.
O artista então publicou cópias de todos os seus dez contratos com a gravadora Universal Music, e destacou que a empresa não informa o valor de suas gravações originais porque “sabe que eu poderia comprá-los”. O cantor disse que quer comprar os direitos pelas suas gravações originais, para que seus filhos possam ter controle delas.
Ainda criticando a indústria musical, Kanye publicou um vídeo em que aparece urinando em uma de suas estatuetas do prêmio Grammy, um dos mais importantes da música. Ao longo de sua carreira, o rapper ganhou a premiação 21 vezes. Na publicação, ele disse que "não irei parar".
Apoio nas redes
Enquanto West compartilhava suas críticas no Twitter, diversos usuários compartilharam e comentaram as publicações do rapper, destacando a importância da crítica dele e que ela já havia sido feita por outros cantores, como Nicki Minaj, Katy Perry, Lady Gaga e até Taylor Swift, com quem Kanye teve algumas polêmicas nos últimos anos.
Taylor, por exemplo, perdeu os direitos dos seus primeiros álbuns depois de mudar de gravadora, já que a gravadora anterior continuou com o controle das gravações. Em abril de 2020 a gravadora, Big Machine Label Group, disse que iria relançar algumas gravações da cantora, que classificou a ação como "ganância descarada".
Confira alguns comentários nas redes sociais:
Kanye West e bipolaridade
Essa não é a primeira vez que Kanye acaba gerando repercussão depois de fazer dezenas de posts no Twitter com poucos minutos de diferença. Depois de um desses episódios, a esposa do cantor, Kim Kardashian, disse que Kanye tem transtorno bipolar, e pediu compaixão com o marido.
“Como muitos de vocês sabem, Kanye tem transtorno bipolar", escreveu Kim, destacando que o marido é uma "pessoa brilhante, mas complicada". À época, Kanye disse que a família estaria tentando interná-lo em uma instituição psiquiátrica, mas pediu desculpas para Kim pelas publicações.
Atualmente, Kanye lançou sua candidatura para a presidência dos Estados Unidos, concorrendo de forma independente. Ele conseguiu reunir assinaturas e recursos para ter o nome na cédula de votação em apenas alguns estados do país, já que cada um possue regras e prazos específicos para a inscrição de candidatos.
*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais