Foto do(a) blog

Dicas e curiosidades sobre animais

Adoção responsável: cachorros e gatos exigem cuidados essenciais com a saúde

PUBLICIDADE

Foto do author Luiza  Cervenka
Por Luiza Cervenka
Atualização:

cibelle_gaidus/Creative Commons  

Veterinária dá dicas das primeiras medidas a serem tomadas para garantir o bem estar do pet que será levado para casa

PUBLICIDADE

Optar por adotar um animal é uma das atitudes mais importantes para diminuir o número exorbitante de cães e gatos abandonados e sujeitos a mal tratos em todo o país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem mais de 30 milhões de animais abandonados vivendo nas ruas do Brasil. Destes, mais de 20 milhões são cachorros. Porém, é crucial que a adoção seja responsável e ofereça os cuidados básicos e fundamentais para assegurar o bem-estar do animal e também dos membros da família.

Por que é tão difícil adotar?

 De acordo com a médica veterinária da Esalpet, Leocádia Chalita de Lima, o primeiro passo para quem acabou de adotar um pet é providenciar o controle de pulgas e carrapatos e a vermifugação dos animais. "São medidas fundamentais para garantir o conforto do pet e prevenir diversos tipos de zoonoses, doenças que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos", explica a especialista. Para garantir a saúde de cães e gatos adotados, é fundamental também que o dono certifique que o animal recebeu todas as vacinas necessárias. "Somente o esquema vacinal completo confere a imunização do animal, deixando-os livres de doenças infectocontagiosas e com boa qualidade de vida", esclarece.

Publicidade

Agência Brasília/Creative Commons  

Na hora de adotar, fique atento à castração. Infelizmente algumas ONGs e projetos de animais estão levando peludos não castrados para as feirinhas. Além de ser um desserviço a causa animal, pode colocar em risco a saúde do peludo. Por isso, só adote animais castrados, vermifugados e vacinados.

É possível adotar cães de raça

Além de contribui com o aumento da expectativa de vida dos animais, a castração, segundo a veterinária colabora não só com o controle de reprodução animal mas também protege de futuras doenças no aparelho reprodutivo como tumores e infecções.

Para completar, a médica veterinária lembra que outros cuidados básicos podem fazer toda a diferença para a saúde e bem estar dos pets. "Garantir uma alimentação regrada e balanceada, procurar um veterinário a qualquer sinal ou mudança de comportamento e manter a higiene em dia sem dúvida vão garantir uma adaptação muito mais sadia e tranquila para o cão ou gato em um novo lar", completa Leocádia Chalita de Lima.

Paul VanDerWerf/Creative Commons  

Nem todos estão prontos para ter um animal de estimação!

Publicidade

PUBLICIDADE

Sei que um cachorro é fofo, uma gracinha, o melhor amigo do homem. Mas antes de querer ter um, precisa de muito planejamento. Não são raros os casos e abandono ou mesmo doação para outra família. Normalmente isso acontece pela aquisição impulsiva. Se muitos têm filhos no susto, o que dirá um cachorro ou gato. Por isso, avalie muito sua vida, sua rotina e sua disponibilidade. Faça uma lista de todos as características que vocês busca em um peludo. Assim, minimiza sua frustração e aumenta a chance de vocês se amarem para sempre!

Para alertar sobre esse tema, fiz um vídeo no meu canal do YouTube, com uma linguagem bem irônica. Veja se você se identifica.

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.