Grupo de parkour de Taubaté critica memes após matéria viralizar

Redação - O Estado de S.Paulo

Reportagem de afiliada da Globo que mostrou mulheres praticando parkour na cidade ganhou repercussão em redes sociais

Jovem de Taubaté pratica parkour em reportagem exibida pela TV Vanguarda.

Jovem de Taubaté pratica parkour em reportagem exibida pela TV Vanguarda. Foto: Reprodução de 'Bom Dia Vanguarda' (2020) / TV Vanguarda

Uma reportagem exibida na TV Vanguarda, afiliada da Globo no interior de São Paulo, que exibiu praticantes de parkour na cidade de Taubaté, chamou atenção nas redes sociais e gerou memes na última segunda-feira, 27.

Após a repercussão da matéria, o grupo Parkour Taubaté emitiu uma nota em sua página no Facebook para criticar a reação bem-humorada de parte do público: "Gostaríamos de dizer que o Parkour Taubaté é exatamente o que é mostrado no vídeo, independente de deboches inescrupulosos ou risadas maldosos. Somos um grupo que representa uma prática que não julga, não segrega, não exclui e não reforça esterótipos".

"Enquanto alguns tentam subverter a respectiva cena de forma maliciosa em uma forma de bullying, nós enxergamos esta mesma cena como algo lindo e extremamente forte, pois ele não difama e sim exalta a representatividade feminina", prossegue a nota.

O comunicado ainda declara "incondicional apoio a todas as praticantes expostas nessas postagens" e chegou a incluir outro meme ligado à cidade recentemente, a grávida de Taubaté, com o trecho "De falso, aqui, só a grávida, mesmo". Porém, ele foi retirado posteriormente.

VEJA TAMBÉM: Como estão os memes 'clássicos' da internet atualmente

YouTube / @rafacine | Daniel Teixeira / Estadão | YouTube / @Lily & Chloe Official | YouTube / @Lily & Chloe Official | YouTube / @Rickernation | Instagram / @brunonicoletti
Ver Galeria 38

38 imagens

O youtuber Felipe Neto chegou a se manifestar sobre o assunto: "Eu não ri do vídeo das meninas do parkour de Taubaté. Não por qualquer motivo 'lacrador', mas porque eu fiz parkour e lembro que, na fase iniciante, primeiros dias, muita gente é daquele jeito, mesmo".

"Agora, os memes que estão rolando, eu estou passando mal. Vocês não valem nada", concluiu.

Confira abaixo a reportagem sobre o Parkour de Taubaté e a nota divulgada pelo grupo: 

Confira também algumas reações de usuários do Twitter à reportagem sobre o parkour de Taubaté.