Acupuntura: saiba o que é e quais são os benefícios para a saúde

Ludimila Honorato - O Estado de S.Paulo

Tratamento complementar pode ser usado para dor crônica, estresse e menstruação irregular

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, que busca compreender cada indivíduo em sua totalidade.

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa, que busca compreender cada indivíduo em sua totalidade. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

A acupuntura é uma antiga técnica de cura desenvolvida há milhares de anos dentro da medicina tradicional chinesa. Nessa concepção, uma doença é uma manifestação de desequilíbrio e as finas agulhas agiriam para readquirir a harmonia perdida. A terapia é um dos 29 procedimentos disponíveis à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

Muitos estudos discorrem sobre os efeitos da acupuntura, desde a aplicação para recuperação motora, passando por dor crônica, dermatite atópica até intervenção após um acidente vascular cerebral.

A técnica chinesa se mostra eficaz para amenizar todos os tipos de estresse, enxaqueca, reduzir cólica e equilibrar o sono de crianças e é uma boa alternativa também como terapia complementar a fim de reduzir o consumo de medicamentos. Em entrevista anterior ao E+, o acupunturista André Tsai, presidente do Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo (CMAeSP), disse que a acupuntura "não vai tratar tudo", mas melhora o estado da pessoa, ainda mais quando unida à medicina ocidental.

Para as mulheres, as sessões podem ser benéficas em diferentes momentos da vida. "Durante a adolescência, quando elas se encontram em plena transformação do organismo pelo amadurecimento e desenvolvimento hormonal, a acupuntura pode auxiliar nos fluxos menstruais irregulares", diz o ginecologista e obstetra Luciano Curuci, especialista em acupuntura e membro do CMAeSP.

As finas agulhas são inseridas em pontos energéticos específicos que se conectam com alguma parte ou órgão do corpo.

As finas agulhas são inseridas em pontos energéticos específicos que se conectam com alguma parte ou órgão do corpo. Foto: Unsplash/@antonikachanel

Durante a gestação, o médico afirma que a técnica melhora as náuseas e vômitos característicos em algumas mulheres no primeiro trimestre. "A dor lombar, que acompanha muitas gestantes durante todo o pré-natal e que se intensifica no terceiro trimestre, também tem um alívio muito grande com a aplicação de técnicas de acupuntura", diz.

O mecanismo de ação da acupuntura, porém, ainda não foi completamente elucidado, segundo Marcus Vinícius Ferreira, médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em acupuntura e medicina oriental. "Sabe-se que o estímulo dos pontos leva à produção de substâncias que teriam ação sobre receptores do sistema nervoso e que o resultado final seria a normalização das funções alteradas", explica. Além de promover relaxamento muscular, a técnica tem ação anti-inflamatória.

Mas ter uma ou mais agulhas espetadas pelo corpo, e a ideia de que elas promoveriam tantos benefícios, pode parecer estranho — e dolorido. Além disso, quanto tempo seria necessário ficar com os objetos introduzidos na pele? Confira essas e outras dúvidas sobre acupuntura na galeria abaixo, respondidas por Marcus Vinícius Ferreira, que também é autor do livro O que é acupuntura?.

Nilton Fukuda/Estadão
Ver Galeria 11

11 imagens