PUBLICIDADE

Vencedora do ‘Bake Off' perde título por omitir informações em inscrição na Argentina

Foi constatado que Samanta Casais teve experiências na área gastronômica no passado

Por João Pedro Malar
Atualização:
A campeã do 'Bake Off Argentina' Samanta Casais foi desclassificada e perdeu o prêmio em dinheiro Foto: Reprodução

O último episódio da temporada mais recente do reality show culinário Bake Off Argentina foi ao ar no domingo, 5, e contou com uma reviravolta. Dois meses após sua vitória, que já havia sido gravada, a campeã Samanta Casais perdeu o título e o prêmio em dinheiro após a produção descobrir que ela já tinha experiência profissional como confeiteira, o que não é permitido pelas regras.

PUBLICIDADE

Na exibição do último episódio, o anúncio da vencedora foi seguido por uma gravação recente, em que aparecem Samanta, os três jurados e Damián Pier Basile, primeiramente anunciado como vice-campeão.

Os jurados elogiaram o trabalho de Samanta e sua qualidade como confeiteira, mas informaram a ela e ao público sobre a descoberta de sua experiência profissional como confeiteira.

“Aconteceram eventos que demonstraram sua experiência de trabalho e na televisão [com confeitaria] que eram desconhecidas para nós e ausentes no formulário de inscrição", disse o jurado Christophe Krywonis. Foi informado, então, que Samanta foi desqualificada por não ser amadora, perdendo o prêmio de 600 mil pesos argentinos (cerca de R$ 45 mil na cotação atual) e o título de "melhor confeiteira amadora da Argentina".

Segundo o site argentino Infobae, Samanta teria trabalhado em alguns restaurantes na área de gastronomia entre 2011 e 2016. A página também divulgou uma entrevista da mãe da competidora, que disse que a filha achou que o formulário de inscrição falava apenas de experiências com confeitaria, e não gastronomia como um todo, e por isso não informou nada.

“Cometi um erro, sou humana, admito. Peço desculpas e quero deixar claro que não sou confeiteira profissional, não estudei confeitaria ou trabalhei nisso, meu conhecimento com a cozinha foi limitado e veio de uma empresa pequena e familiar”, justificou Samanta. Basile, então, recebeu o título e comentou que ficou feliz com a vitória, apesar da “situação inesperada”. 

*Estagiário sob supervisão de Charlise Morais

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.