Relembre os paredões falsos que já ocorreram no 'Big Brother Brasil'

Marcos Leandro. - Especial para o Estadão

Ao longo de 22 edições, o 'BBB' já teve sete eliminações falsas em dinâmicas diferentes

Ana Paula, do 'BBB 16', durante a sua 'eliminação' no paredão falso.

Ana Paula, do 'BBB 16', durante a sua 'eliminação' no paredão falso. Foto: Paulo Belote/Globo

O paredão falso é uma dinâmica popular no Big Brother Brasil em que o público vota para um participante passar por uma experiência de eliminação e retornar para a casa alguns dias depois.

Depois de voltar de quatro paredões reais, Arthur Aguiar foi o escolhido no BBB 22 para ser "eliminado" no sexto paredão falso da história do programa e se tornou o primeiro homem a passar por essa experiência.

Desde Anamara, no BBB 13, até Carla Diaz, no BBB 21, foram seis mulheres que participaram dessa dinâmica. Relembre todos os momentos:

 

Anamara (BBB 13)

Anamara, do 'BBB 13', foi a primeira participante a ir para o Quarto Secreto do paredão falso. 

Anamara, do 'BBB 13', foi a primeira participante a ir para o Quarto Secreto do paredão falso.  Foto: TV Globo

O primeiro paredão falso foi na 13ª edição do programa com Anamara, também chamada de Maroca. Essa foi a segunda participação dela no Big Brother Brasil, pois ela já havia participado do BBB 10.

A ex-sister teve o direito de assistir tudo o que ocorria dentro da casa e ainda voltou como líder. No seu retorno, ela cantou: "Eu voltei, voltei para ficar ficar". Assista ao momento:

Maroca era favorita para vencer o reality show, mas acabou perdendo o favoritismo - inclusive, Pedro Bial reforçou isso em seu discurso de eliminação.

Ela foi a nona eliminada com 48% dos votos em uma disputa contra Nasser e Fani. A edição foi vencida por Fernanda Keulla.

 

Ana Paula Renault (BBB 16)

Ana Paula Renault, do 'BBB 16', foi a segunda participante a passar por um paredão falso.

Ana Paula Renault, do 'BBB 16', foi a segunda participante a passar por um paredão falso. Foto: TV Globo

Com sua "personalidade forte", Ana Paula Renault foi uma das participantes mais memoráveis do BBB e a segunda a participar de um paredão falso. Ela ficou dois dias assistindo aos demais brothers falando mal dela.

Na sua volta para a casa, ela chegou aos gritos de "olha ela", que virou seu bordão e é lembrado até hoje pelos fãs do programa. Veja o momento:

Ela também era favorita para vencer o programa, mas acabou sendo expulsa por agressão. Durante uma festa, ela deu alguns tapas no rosto do participante Renan e ele mesmo foi ao confessionário reclamar.

 

 

Emilly (BBB 17)

Emilly foi a terceira participante do 'BBB' a ter uma eliminação falsa, porém a decisão foi tomada em votação entre os próprios brothers.

Emilly foi a terceira participante do 'BBB' a ter uma eliminação falsa, porém a decisão foi tomada em votação entre os próprios brothers. Foto: TV Globo

No caso de Emilly, do BBB 17, a votação do paredão falso não foi feita pelo público. Tiago Leifert, apresentador da época, entrou na casa e avisou que os próprios participantes teriam o poder de "eliminar" alguém por meio de uma votação aberta.

Ela recebeu seis votos e foi para o Quarto Secreto. O poder dela era de dividir a casa em dois grupos: o mexicano e o americano. A casa foi separada com um muro, em referência a Donald Trump.

Essa divisão também definiu qual grupo disputaria a prova do líder, enquanto o outro faria a prova do anjo. Emilly ficou no mexicano e se reencontrou com alguns brothers. Veja:

A estudante, que tem uma irmã gêmea chamada Mayla, se consagrou como a campeã da edição com 57% dos votos em uma final contra Vivian Amorim e Ieda.

 

 

Gleici (BBB 18)

Gleici, do 'BBB 18', foi a quarta participante a passar pela dinâmica do paredão falso.

Gleici, do 'BBB 18', foi a quarta participante a passar pela dinâmica do paredão falso. Foto: TV Globo

O quarto paredão falso do Big Brother foi na 18ª edição, porém não foi 100% de mentira. Em uma disputa tripla, entre Mahmoud, Gleici e Paula, o participante mais votado seria eliminado e o menos votado iria para o Quarto Secreto.

Com 57,23%, Mahmoud realmente deixou o programa, enquanto Gleici, com 3,49%, pôde retornar ao jogo. Ela ficou no quarto por dois dias e voltou com imunidade e poder de indicar alguém ao paredão. A escolhida foi Patrícia.

Em sua volta, ela usou o bordão da personagem Clara, da novela O Outro Lado do Paraíso: "Vocês não sabem o prazer que é estar de volta". Veja:

Gleici também confirmou seu favoritismo e venceu a edição com 57,28% dos votos em uma disputa contra Kaysar e a família Lima (Ana Clara e seu pai, Ayrton).

 

 

Gabriela (BBB 19)

Gabriela, do 'BBB 19', ganhou imunidade ao participar de um paredão falso.

Gabriela, do 'BBB 19', ganhou imunidade ao participar de um paredão falso. Foto: TV Globo

No BBB 19, a participante Gabriela foi escolhida pelo público, com 50,49%, para ganhar a imunidade em um paredão falso disputado contra Rodrigo e Tereza.

Nesse caso, não houve Quarto Secreto. Ela se despediu dos colegas e saiu, minutos depois entrou na casa novamente pela despensa. Gabriela, no entanto, foi a 11ª eliminada na edição vencida por Paula von Sperling.

 

 

Carla Diaz (BBB 21)

A atriz Carla Diaz, participante do camarote do 'BBB 21', foi a sexta participante na história do programa a ir para um paredão falso.

A atriz Carla Diaz, participante do camarote do 'BBB 21', foi a sexta participante na história do programa a ir para um paredão falso. Foto: TV Globo

O sexto paredão falso foi com a atriz Carla Diaz, que participou do BBB 21 como camarote. Ela foi para o Quarto Secreto e pôde acompanhar os outros brothers, mas sem áudio.

Para ouvir o que eles estavam falando, ela precisava usar cards, porém eles eram limitados. Após dois dias, ela retornou para a casa vestida de dummy e mostrou seu dom artístico. Relembre:

Ela ganhou o poder de vetar a decisão do anjo, seja na escolha do monstro ou na imunização, porém acabou não usando. Carla foi eliminada duas semanas depois com 44,96% em uma disputa acirrada contra Rodolffo, que ficou com 44,45%, e Fiuk, com apenas 10,59%.