Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
André Carlos Zorzi - O Estado de S.Paulo
05/05/2019, 13:58
Apresentador recebe o presidente Jair Bolsonaro no 'Programa Silvio Santos' neste domingo, 5
Silvio Santos em 1985, 2018 e 2010, ao lado dos ex-presidentes José Sarney, Michel Temer e Lula. Foto: Arquivo / Estadão | Alan Santos / PR / Divulgação | Ricardo Stuckert / PR / Divulgação
Relembre abaixo um pouco mais sobre alguns encontros de Silvio Santos com presidentes do Brasil.
Silvio Santos e Michel Temer
Silvio Santos recebe o então presidente Michel Temer no 'Programa Silvio Santos', em gravação realizada em 18 de janeiro de 2018. Foto: Alan Santos / PR / Divulgação
Silvio Santos ao lado do então presidente Lula, em encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, em 22 de setembro de 2010. Foto: Ricardo Stuckert / PR / Divulgação
Em 22 de setembro de 2010, Silvio Santos foi até o Planalto para se encontrar com Lula, para falar com o então presidente sobre o Teleton, programa com intuito de caridade exibido anualmente pelo SBT.
"Entrei para ver se ele dava R$ 12 mil, porque é o último ano dele na presiência e também este ano o Teleton comemora 12 anos. É o último ano dele. Se ele não der R$ 12 mil agora, no ano que vem não vai dar, porque não estará aqui", afirmou Silvio, na ocasião.
Lula já havia gravado uma mensagem para o Teleton anos antes, em 2008.
Décadas antes de se tornar presidente, Lula também foi ao palco do programa de Silvio Santos para ser sabatinado pela equipe de jurados do Show de Calouros de Silvio Santos, como Sérgio Mallandro, durante as eleições presidenciais de 1989. Relembre o momento abaixo:
Silvio Santos e Fernando Henrique Cardoso
Em 1996, Fernando Henrique Cardoso visitou as instalações do complexo do Centro de Televisão (CDT) da Anhanguera do SBT, que, à época, ainda estava sendo construído na região de Osasco. O local foi definido como uma "fábrica de sonhos" por FHC, que foi acompanhado por Silvio durante a maior parte da visita.
Não foi o primeiro encontro entre os dois. Antes de se lançar como candidato a presidente, ainda como ministro da Fazenda, em 1994, Fernando Henrique Cardoso foi ao programa de Silvio Santos para explicar sobre a URV e o Plano Real.
"Ele foi lá e deu um show. Explicou muito mais apropriadamente do que eu seria capaz ao auditório dele o que era o Plano Real e URV", relembrou FHC sobre a ocasião em entrevista à BBC, em 2019.
Segundo reportagem exibida pelo telejornal SBT Brasil, da emissora do apresentador, à época em que Silvio Santos fez uma visita ao então presidente Lula em Brasília, em 2010, "o último presidente que Silvio Santos havia visitado [na cidade] foi Itamar Franco", 16 anos antes, em 1994.
Silvio Santos e Fernando Collor
Em 26 de julho de 1989, Silvio Santos se reuniu com Fernando Collor, em plena campanha presidencial, em sua mansão no Morumbi, durante passagem do candidato pela cidade de São Paulo.
“Collor estava muito interessado em ouvir de Silvio uma palavra convincente de que não seria mesmo candidato à presidência. [...] Collor pediu a Silvio igualdade no espaço dado pelos noticiários do SBT na cobertura do dia-a-dia dos presidenciáveis”, consta em trecho da biografia autorizadaA Fantástica História de Silvio Santos, escrita por Arlindo Silva.
A resposta de Silvio teria sido a seguinte: “Não posso parecer amigo de um e ficar inimigo de muitos. Até porque não quero ser punido pela lei”.
Silvio Santos e José Sarney
Silvio Santos em reunião com José Sarney datada de 10 de maio de 1985. Foto: Arquivo / Estadão
Em 10 de maio de 1985, Silvio Santos se reuniu com José Sarney, em suas primeiras semanas como presidente do Brasil.
Três anos depois, em 1988, questionado sobre sua opinião a respeito do governo Sarney, Silvio Santos respondeu: “Não tenho nada a ver com isso. Eu sou concessionário [por ter uma concessão de TV], um ‘office boy’ de luxo do governo. Faço aquilo que posso para ajudar o País e respeito o presidente, qualquer que seja o regime.”
“Se não estiver satisfeito, eu vou embora. Ninguém me prende aqui. Tenho hoje independência financeira para fazer qualquer negócio em qualquer lugar do mundo. Quando vendia canetas, não tinha”, concluía, em entrevista à Folha.
Silvio Santos e Ernesto Geisel
A primeira emissora de televisão de Silvio Santos, a TVS(TV Studios Silvio Santos), foi concedida ao apresentador por meio do decreto nº 76.488, assinado por Ernesto Geisel em 22 de outubro de 1975.
Conforme consta em depoimento de Dermeval Gonçalves, editor de plantão do Grupo Silvio Santosà época, à biografia autorizada A Fantástica História de Silvio Santos, as visitas de Silvio à cidade de Brasília eram frequentes para negociações na década de 1970:
“[...] O governo abriu o canal no Rio de Janeiro. O ministro [das comunicações Euclides] Quandt de Oliveira era um homem absolutamente afável. Entramos com o projeto. E aí, sim, Silvio fez um trabalho perseverante junto às autoridades, para demonstrar que ele poderia fazer coisas muito importantes com um canal de televisão."
"[...] Lembro que, várias vezes em que visitamos o Palácio do Planalto, funcionários se reuniram em volta de Silvio, formando uma pequena multidão, fazendo fotos, pedindo autógrafos. Isso acontecia até nas antesalas da presidência. Fomos ao Gabinete de Geisel duas vezes. No de Figueiredo, chefe do SNI, várias vezes. Ao Quandt de Oliveira, sempre. [...]”
Quanto ao SBT, foi João Batista Figueiredo, por meio do decreto 83.094, em 1979, que outorgou a concessão da emissora ao Grupo Silvio Santos, que viria a concretizar seu lançamento dois anos depois, em 1981.
Na conversa, Silvio, então recém-filiado ao PFL(atual DEM), questionou Quadros sobre a possibilidade de lançar-se como candidato a seu possível sucessor na Prefeitura de São Paulo, no que foi apoiado.
“Pouca gente deve conhecer essa cidade como o senhor. O senhor não é um político partidário, um político profissional. Isso vai representar um grande apelo ao povo, que está cansado dos políticos profissionais”, respondeu Jânio, na ocasião.
Silvio Santos retribuiu os elogios a Jânio Quadros: “Um homem que respeito não porque é prefeito, não porque foi presidente, porque se ele não tivesse sido prefeito ou presidente da República, eu, se o conhecesse, o teria contratado para comentarista ou artista de televisão. Porque, na minha opinião, ele é um gênio.”
O nome do apresentador já havia sido cogitado à Prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 1988, pelo PFL, e novamente em 1992, mas Silvio não chegou a concorrer.
De acordo com o site do TSE, Silvio Santos atualmente é filiado ao DEM-SP.
Programa Silvio Santos com Jair Bolsonaro
Gravando com o maior comunicador deste país. Assuntos de interesse de todos os brasileiros, incluindo a Nova Previdência. Programa irá ao ar neste domingo. Não percam! pic.twitter.com/4jjNzaYmgz
Neste domingo, 5, o apresentador Silvio Santos receberá o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, em seu programa. Na quinta-feira, 2, Bolsonaro publicuou um tuíte com uma foto da gravação referindo-se a Silvio como "o maior comunicador deste País".
Na conversa, devem ser abordados temas como o projeto para a nova Previdência Social, a posse e porte de armas e a saúde pública.
O Programa Silvio Santos vai ao ar no SBT, a partir das 20h deste domingo, 5.
VEJA TAMBÉM: A evolução de Silvio Santos em 60 anos como apresentador de TV
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
1 | 36
60 anos de carreira
Em 7 de fevereiro de 1958, Silvio Santos dava início à sua carreira como apresentador de televisão, à frente do programa 'Hit Parade', da TV Paulista. 60 anos depois, aos 87 anos de idade, Silvio possui uma vasta trajetória e é consolidado como um dos principais nomes da história da televisão no País. Relembre a seguir momentos de Silvio ao longo das décadas!
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
4 | 36
Os carnavais de Silvio
Desde a década de 1960 até os dias de hoje, o apresentador reserva parte de sua presença na televisão à divulgação de marchinhas de carnaval. Na foto, em programa de auditório ao lado de Manoel Ferreira e Ruth Amaral, autores de marchinhas clássicas.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
6 | 36
Década de 1970
Silvio já foi cantor? Em 1975, o apresentador chegou a lançar um disco musical com músicas em ritmos animados. É possível ouví-lo na íntegra no YouTube.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
22 | 36
Década de 2000
Um programa que marcou sua carreira recente foi o 'Casa dos Artistas', que contou com quatro edições e foi um dos primeiros reality shows de sucesso no País. Foto de 18 de fevereiro de 2002.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
24 | 36
Os carnavais de Silvio
Em 2001, sua popularidade conquistada graças à sua carreira televisiva lhe rendeu uma homenagem no desfile de carnaval da escola de samba Tradição, do grupo especial do Rio de Janeiro.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
27 | 36
Troféu Imprensa
Criado no início da década de 1960, a cerimônia que premia os melhores nomes e programas da TV brasileira passaram a ser apresentados e organizados por Silvio a partir de 1970. Ao longo dos anos, foram inúmeros momentos marcantes. Na foto, Silvio ao lado de Gugu Liberato, entregando-lhe o característico troféu em 2002.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
28 | 36
Década de 2010
Quanto mais o tempo passa, aumenta o número de situações inusitadas que Silvio Santos viveu no ar (relembre algumas aqui), assim como a quantidade de frases controversas ditas por ele (confira aqui). Com 87 anos de idade em 2018, Silvio ainda promete proporcionar diversão por muitos anos à frente de seu programa no SBT.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
30 | 36
Silvio e a política
Em janeiro de 2018, Silvio recebeu o presidente Michel Temer para falar a respeito da reforma da previdência. Sua relação com a política, porém, não vem de hoje. Relembre outras ocasiões em que o apresentador se envolveu no mundo político.
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República
Relembre encontros de Silvio Santos com presidentes da República X
32 | 36
Silvio e a política
Quatro anos depois, em 1989, foi a vez de o próprio Silvio tentar entrar na política, com uma tentativa fracassada de se candidatar à presidência da República. O apresentador, porém, não conseguiu disputar o cargo.
Foto: Reprodução de propaganda eleitoral de Silvio Santos (1989)