Record aplica punição após participante jogar água em galo em 'A Fazenda'

Redação - O Estado de S.Paulo

Direção do programa optou por aplicar apenas punição coletiva a Viny Vieira, em vez de uma expulsão, como foi pedido por parte dos espectadores

Viny Vieira joga água em galo em 'A Fazenda'

Viny Vieira joga água em galo em 'A Fazenda' Foto: Reprodução de 'A Fazenda' (2019) / Record TV

O participante Viny Vieira causou revolta entre espectadores do reality show A Fazenda, da Record, ao ser acusado de maus-tratos aos animais após ter jogado água sobre um galo durante o programa. A produção do programa optou por não causar sua expulsão, mas apenas proporcionar uma punição coletiva aos 'peões'.

Viny se levanta do local onde estava dormindo, na 'Baía', e, irritado com o barulho que o animal faz, se dirige a ele e chega a gritar palavrões, dando diversas 'broncas' no galo, mandando o animal "ir dormir".

"Vou te dar um banho, hein? Não fica de p*** comigo, não". "Vai se f***, c***. [...] Vai, grita de novo. Não quer gritar? 'Eu sou o galo, eu sou f***'....", ameaçou. 

Na sequência, quando o galo cacarejava, jogou água sobre o animal, fazendo com que se assustasse: "Parou no meio? Por que você parou? Tem medo de água?!"

No quarto próximo, seus companheiros de confinamento ouviam a 'discussão' e cogitavam "levar uma punição" por conta da atitude do peão.

A Record TV exibiu o momento com uma tarja na tela com a frase "Essa não é a maneira correta de lidar com os animais", e, em seguida, foi lida pelo fazendeiro da semana uma carta da produção anunciando uma punição a toda a casa. 

Em nenhum momento a emissora citou termos como "maus-tratos" ou "agressão".

"Atenção, peões. Na Fazenda, o respeito aos animais é essencial, e as regras dos manuais devem ser rigorosamente seguidas. O peão Viny descumpriu uma regra ao jogar água no galo. Como esta não é a maneira correta de lidar com os animais, o grupo todo será punido. Vocês ficarão 24 horas sem água encanada e sem gás. Atenção: a reincidência de atitudes como esta podem acarretar consequências graves ao peão envolvido", informou o conteúdo lido.

A apresentadora Xuxa Meneghel se posicionou sobre o fato, compartilhando uma foto do ator Joaquin Phoenix ao lado de um galo e a frase "Somos todos animais".

"Enquanto uns acham certo xingar e jogar água em galos e bichos... Outros, como Joaquin Phoenix, que são conhecidos pelo talento, compram a briga para mostrar que não precisa miar ou latir para ser amado", escreveu Xuxa, em referência a Viny.

Confira abaixo momento em que Viny Vieira destrata o galo, com trechos de momentos em que ele xinga o animal, e a postagem feita por Xuxa: