'Pureza': Vencedor de 28 prêmios, filme com Dira Paes estreia nos cinemas

Sabrina Legramandi* - O Estado de S.Paulo

Longa conta a história real de Pureza Lopes Loyola, que lutou para livrar o filho do trabalho escravo

Em 'Pureza'. Dira Paes interpreta a protagonista Pureza Lopes Loyola.

Em 'Pureza'. Dira Paes interpreta a protagonista Pureza Lopes Loyola. Foto: Downtown Filmes

O filme Pureza, protagonizado por Dira Paes, chegou nesta quinta-feira, 19, aos cinemas brasileiros. Vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, o longa estará disponível em cidades como São Paulo, Rio de JaneiroBelo Horizonte, Recife, Brasília, Salvador, Manaus, Fortaleza, Belém, Porto Alegre e Curitiba.

A trama é inspirada na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que lutou para livrar o filho do trabalho escravo e se tornou símbolo da causa mundialmente.

Em 1997, Pureza foi agraciada com o Prêmio Antiescravidão em Londres pela Anti-Slavery International, a organização abolicionista mais antiga em atividade.

Para promover o lançamento do filme, Dira e diversas outras personalidades, como Camila PitangaIngrid GuimarãesXico Sá, fizeram um "tuitaço" na semana passada contra o trabalho escravo.

Dira, até mesmo, compartilhou uma foto em que aparece ao lado de Pureza. "Ficção e realidade", escreveu.

Dirigido por Renato Barbieri, o longa foi filmado, na maior parte do tempo, na Amazônia e teve como base a cidade de Marabá, no Pará.

Além de Dira, Pureza também traz nomes como Flávio Bauraqui, Matheus Abreu, Mariana Nunes, Claudio Barros e Sérgio Sartório no elenco. O filme foi produzido pela Gaya Filmes e distribuído pela Downtown Filmes.

Assista ao trailer:

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais