Pela 1ª vez, principal emissora da Arábia Saudita tem mulher como âncora de telejornal

Redação - O Estado de S.Paulo

Weam Al Dakheel apresentou boletim na Saudia TV, a maior emissora do país, e foi elogiada nas redes

A jornalista Weam Al Dakheel foi a primeira a apresentar um jornal exibido nacionalmente na Arábia Saudita.

A jornalista Weam Al Dakheel foi a primeira a apresentar um jornal exibido nacionalmente na Arábia Saudita. Foto: Twitter/@WeamAlDakheel

A jornalista Weam Al Dakheel fez história na última quinta, 20, ao se tornar a primeira âncora mulher de um telejornal exibido nacionalmente na Arábia Saudita. Às 9h30, ela entrou no ar ao lado de Omar Al-Nashwan, âncora principal, em um jornal da Saudia TV, uma emissora estatal que é a maior do país. 

A aparição de Weam causou muita surpresa e comoção nas redes sociais, e, no Twitter, muitos usuários enviaram-lhe mensagens de carinho e apoio. 

O apresentador de TV Wael Rafeeq tuitou: "Hoje, nós estamos muito felizes com esse avanço enorme e esse salto quântico que a televisão está realizando".

 

Antes de Saudia TV, Weam Al-Dakheel trabalhava na CNBC Arabia e já foi estagiária no jornal Dar Al Hayat. Outras emissoras locais, como a Al-Ekhbariya, já têm âncoras mulheres há anos.

Em junho, as mulheres da Arábia Saudita tiveram uma grande conquista após o governo dar permissão para que elas pudessem tirar habilitação e dirigir veículos.