'Os Vingadores' completa 10 anos; confira 5 curiosidades sobre o filme

Julia Queiroz* - O Estado de S. Paulo

Sucesso da Marvel que deu ponta pé para crescimento da franquia foi lançado há uma década no Brasil

'Os Vingadores' (2012) completa dez anos de lançamento. Longa está disponível no Disney+.

'Os Vingadores' (2012) completa dez anos de lançamento. Longa está disponível no Disney+. Foto: Marvel

Filme que marcou o primeiro crossover entre os heróis da Marvel, Os Vingadores completa dez anos desde seu lançamento no Brasil nesta quarta-feira, 27. 

O longa foi responsável por lançar o Universo Cinematográfico Marvel (MCU, em inglês) como se conhece hoje, unindo histórias de diversos personagens e dando vida a uma das maiores franquias que já passaram pelas telonas.

Com Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Viúva Negra (Scarlett Johansson), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), o filme está ainda hoje na lista das maiores bilheterias do cinema, tendo arrecadado mais de 1,5 bilhões de dólares. 

Ficou com vontade de rever o filme? O Estadão separou algumas curiosidades sobre a produção para quem quer matar a saudade. Confira:

 

Troca de atores de Hulk

Alguns podem não se lembrar, mas quem interpretou o herói verde em O Incrível Hulk, de 2008, não foi Mark Ruffalo, mas sim Edward Norton

O ator reprisaria o papel em Os Vingadores, mas as negociações acabaram não indo para frente e ele foi substituído por Ruffalo, que está a frente do personagem até hoje.

Em 2019, Norton disse ao jornal The New York Times que o salário oferecido pela Marvel era menor do que ele queria e alegou diferenças criativas.

“Eles não estavam fazendo algo longo, sombrio e sério. Mas não importa. Tivemos uma discussão positiva sobre continuar com os filmes, mas olhamos para o tempo que levaria, e eu só não faria aquilo”, afirmou.

Hulk (Mark Rufallo) em cena de 'Os Vingadores'. O filme foi a estreia dele como o personagem.

Hulk (Mark Rufallo) em cena de 'Os Vingadores'. O filme foi a estreia dele como o personagem. Foto: Marvel

 

Parceria entre Marvel e Disney

Os Vingadores foi o primeiro filme da Marvel a ser distribuído pela Disney. A compra dos direitos foi feita em 2009 por mais de 4 bilhões de dólares.

A Paramount, que era responsável pelos filmes antes do acordo, chegou a distribuir Homem de Ferro 2, Thor e Capitão América por questões contratuais, mas a partir de 2012, todos os filmes da franquia passaram a fazer parte da empresa do Mickey.

A parceria dá frutos até hoje. Todos os filmes e séries do MCU estão disponíveis no Disney+ desde a chegada da plataforma de streaming no Brasil, em novembro de 2020.

 

Homem-Formiga e a Vespa

Nos quadrinhos originais da Marvel, quem dá nome aos Vingadores são o Homem-Formiga e a Vespa. Por isso, a empresa tinha planos de incluí-los no primeiro filme da equipe, algo que acabou não acontecendo.

Em 2018, o roteirista e diretor do filme de 2012, Joss Whedon, disse que cogitou inserir os personagens no filme, em uma versão que excluiria a participação de Viúva Negra. 

Isso acabou não acontecendo e o Homem-Formiga só ganhou um filme solo em 2015, enquanto A Vespa fez sua primeira aparição no MCU na sequência do longa.

 

 

Tudo planejado?

O grande vilão de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores:Ultimato, Thanos, aparece pela primeira vez no MCU na cena pós-crédito do primeiro filme da equipe. O personagem fica na tela por apenas alguns segundos, mas foi suficiente para que os fãs, anos mais tarde, acreditassem que foi tudo planejado.

Em entrevista ao Deadline, o diretor de UltimatoJoe Russo, disse que, na realidade, parte do "brilhantismo" de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, vem do fato de que nem sempre tudo é planejado.

"Tem uma ideia, mas você não pode ter um plano se o filme não vai bem", pontuou. "Conforme o filme [Os Vingadores] fazia sucesso, tinha um certo entusismo do tipo 'o que mais podemos fazer?'"

 

 

Cena pós-crédito

A segunda cena pós-crédito de Os Vingadores foi gravada meses depois do encerramento das filmagens. De acordo com Kevin Faige, a ideia de reunir os heróis para comerem shawarma em uma lanchonete após a batalha final surgiu quando o filme já estava pronto.

Para que conseguissem reunir e conciliar a agenda de todos os atores, a cena foi filmada depois da premiére do longa, apenas 17 dias antes do lançamento oficial. 

Chris Evans precisou usar uma peruca e manter a mão no rosto durante toda a cena, para esconder a caracterização que mantinha para outro filme. 

 

 

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais