Saídas de Faustão e Mion levam a semana agitada na TV brasileira

Redação - O Estado de S.Paulo

Fim do contrato de apresentadores deve causar mudanças importantes para Globo, Record e até mesmo a pretensões de Luciano Huck em 2022

Faustão: 32 anos no ar

Faustão: 32 anos no ar Foto: GLOBO

Em menos de uma semana, Faustão e Marcos Mion tiveram suas saídas anunciadas pela Globo e pela Record, respectivamente. Com isso, é possível que as emissoras façam mudanças em sua programação em breve.

No caso da Record, se buscará um substituto à altura de Mion para o reality show A Fazenda, do qual esteve à frente nos últimos três anos. Rodrigo Faro, que é da emissora, já chegou a apresentar uma edição do programa no passado, mas atualmente está na Hora do Faro, aos domingos.

Já na Globo, a vaga nas tardes de domingo a partir de 2022 em um espaço que era cativo de Faustão há cerca de 32 anos pode interessar a Luciano Huck, atualmente consolidado nos sábados da emissora, mas que também almeja entrar para o mundo da política e disputar as próximas eleições presidenciais.

Confira abaixo mais detalhes sobre algumas mudanças importantes na televisão brasileira ao longo da última semana.

Faustão saiu da Globo

Na segunda-feira, 25, a Globo e o apresentador Faustão anunciaram que seu contrato não será renovado e ele deixará o Domingão após mais de três décadas ao fim de 2021. 

“Gostaria de deixar aqui registrada a minha gratidão à Globo, onde aprendi muito e com a qual tive a honra de viver nos últimos 32 anos uma parceria de respeito e sucesso”, afirmou Faustão no comunicado de sua saída. 

Já a Globo destacou que "diante da decisão do apresentador de encerrar sua jornada à frente de programas semanais, só cabe à TV Globo respeitar e aplaudir a história que ele construiu”.

VEJA TAMBÉM: Momentos bizarros e polêmicos que foram ao ar no Domingão do Faustão

Reprodução de 'Domingão do Faustão' / Globo
Ver Galeria 8

8 imagens

Desde sua estreia em 1989 o programa ficou marcado por diversos quadros, como as Videocassetadas, o Arquivo Confidencial e o Se Vira nos 30. À época, o apresentador foi contratado após negociações da emissora com Gugu Liberato terem dado errado.

Também não faltaram polêmicas ao longo da trajetória do Domingão do Faustão, como o episódio com Latininho, que rendeu um processo à emissora, o 'sushi erótico' e uma entrevista com o cantor Belo, à época, em liberdade provisória. Relembre-as aqui.

++ Saída de Faustão encerra uma era na Globo

Indefinição de Luciano Huck para 2022

Segundo a revista Veja, a saída de Faustão pode interferir nos planos de Luciano Huck em se lançar candidato a Presidente da República nas eleições de 2022. Isso porque teria uma oportunidade real de assumir o comando das tardes de domingo na emissora - o que poderia significar também o fim do Caldeirão do Huck.

Segundo apurou a Coluna do Estadão no último domingo, 24, o apresentador vinha apresentando uma grande possibilidade de fazer, em breve, um gesto mais incisivo rumo à sua pré-candidatura, o que implicaria em seu afastamento da Globo (leia mais aqui).

VEJA TAMBÉM: Personalidades que desistiram de concorrer a cargos políticos no passado

Werther Santana / Estadão | Ramin Rahimian / Reuters
Ver Galeria 11

11 imagens

Luciano Huck é aguardado no DEM e tem as portas do Cidadania abertas para ele. Segundo um aliado, ele precisa sair da mesma posição em que estava há seis meses quando Bolsonaro surfava no auxílio emergencial e João Doria não tinha a vacina em mãos.

Marcos Mion saiu da Record 

Nesta quinta-feira, 27, o apresentador Marcos Mion publicou um vídeo em suas redes sociais abordando a sua saída da Record, onde esteve à frente de programas como A Fazenda, Legendários, Ídolos e A Casa, nos últimos 11 anos.

Segundo informações do colunista Flávio Ricco, o contrato do apresentador iria até dezembro de 2021, mas, sem projetos previstos, uma cláusula foi usada para encerrar o acordo com meses de antecedência.

Com o fato vindo à tona poucos dias após a divulgação da saída de Faustão da Globo, o que deve fazer com que a emissora faça mudanças em sua grade de programação e remaneje ou contrate apresentadores, especulou-se sua possível ida ao canal.

Marcos Mion já teve uma passagem pela Globo no passado. Ele estreou na TV como ator no seriado Sandy e Junior antes de ir para a MTV e se destacar como VJ. Clique aqui para relembrar momentos de sua carreira. 

Elenco do seriado 'Sandy e Junior' em 1999.

Elenco do seriado 'Sandy e Junior' em 1999. Foto: Globo / Divulgação