"Nesse momento, o brasileiro precisa mais do que nunca acreditar no seu País. Eu acredito que será muito positivo poder apresentar um conteúdo 'fresco' e cheio de energia. A maior responsabilidade será entrar no horário do BBB, um programa consolidado", analisa.
Sobre o fato de algumas pessoas tratarem o Mestre do Sabor como uma espécie de "MasterChef da Globo", Claude Troisgros frisa que tratam-se de reality shows diferentes: "Elas não têm por quê comparar. O MasterChef [da Band] é um programa de sucesso e aproveito aqui para parabenizar a equipe. Eles têm um formato bem definido de competição."
"O Mestre do Sabor é um formato original nosso, um reality voltado para a valorização da cozinha brasileira. Os ches profissionais são desafiados a transformar produtos brasileiros em pratos criativos ou tradicionais, que surpreendem o paladar", explica.
Diferenças entre TV aberta e fechada
Questionado sobre uma possível comparação entre a TV fechada e seu atual trabalho à frente do Mestre do Sabor, na Globo, Claude Troisgros comenta: "A diferença de estrutura é grande se falarmos da parte técnica, principalmente. Agora, a demanda e cobrança também são maiores. O alcance da TV aberta é realmente surpreendente."
"Trabalho há mais de 15 anos com TV no Brasil e senti, sim, diferença depois da 1ª temporada do Mestre do Sabor. E o reconhecimento na rua é muito maior. As pessoas falam comigo e com o Batista como se nos conhecessem, é um carinho bom de receber", completa.
Léo Paixão, Kátia Barbosa e Rafael Costa e Silva seguram José Avillez - os jurados da 2ª temporada do 'Mestre do Sabor'. Foto: Camilla Maia / 'Mestre do Sabor' / Globo / Divulgação
Repescagem, a novidade do Mestre do Sabor
A 2ª temporada do Mestre do Sabor conta com uma nova etapa: a repescagem, que ocorrerá entre os Duelos e a Na Peneira.
"É sempre possível inovar. Chegamos nessa 2ª temporada com uma nova etapa, muito esperada pelo público, mestres e candidatos, que é a repescagem. É uma prova que aumenta a dinâmica do programa e a esprança dos participantes de estarem na final", ressalta Claude.
Quando será a final da 2ª temporada do Mestre do Sabor
A final da 2ª temporada do Mestre do Sabor tem previsão para ir ao ar no próximo mês de julho, ao vivo. Troisgros espera que, até lá, a situação já tenha se restabelecido em relação às medidas de isolamento social causadas pela pandemia do novo coronavírus.
"Tenho fé que até julho nosso País já tenha superado a pandemia. Até lá, durante o isolamento social, o público poderá acompanhar as receitas do programa e se divertir em casa", afirma.
O apresentador ainda fala sobre como tem acompanhado a situação na França, seu país natal: "Meu pai e irmãos moram lá e nos falamos diariamente. A preocupação com o impacto social e financeiro é a mesma que a nossa aqui no Brasil".
Rafael Costa e Silva, o novo jurado do Mestre do Sabor
Rafael Costa e Silva, jurado da 2ª temporada do 'Mestre do Sabor' Foto: Camilla Maia / 'Mestre do Sabor' / Globo / Divulgação
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o chef José Avillez decidiu voltar para Portugal quando os episódios do primeiro mês da nova temporada do Mestre do Sabor já estavam gravados.
Para seu lugar, foi chamado Rafael Costa e Silva, chef carioca que fará sua estreia no reality show. "Temos um estilo bem parecido na competição. O que nos diferencia é que o Avillez é mais emotivo, chora mais do que eu [risos]", compara.
Sobre como lida com os participantes do Mestre do Sabor, Rafael comenta: "Como todos são chefs experientes, procuro evitar interferir no trabalho deles, tento atuar mais como alguém que vai guiá-los do que como alguém que vai definir os próximos passos".
O chef comenta que também estava de saída para a Europa, onde participaria de um evento, que acabou sendo cancelado pela pandemia: "Foi o tempo de reorganizar a agenda para poder assumir as gravações."
Rafael Costa e Silva (à direita) assumirá parte da 2ª Temporada do 'Mestre do Sabor' no lugar de José Avillez. Foto: Camilla Maia / 'Mestre do Sabor' / Globo / Divulgação
Questionado se gostaria de voltar ao Mestre do Sabor em uma nova temporada, Rafael não pensa duas vezes: "Se me convidarem, é óbvio que eu gostaria de fazer."
"Na verdade, gostaria de ter feito desde a 1ª. Se eles pensarem no meu nome para a 3ª [temporada], vai ser uma honra e um privilégio poder participar", continua.
Costa e Silva ainda ressalta que a vontade de permanecer não impede o retorno de Avillez: "Por que não fazer quatro times? Seria uma honra inenarrável".
Monique Alfradique no Mestre do Sabor
A 2ª temporada do Mestre do Sabor também contará com a estreia de Monique Alfradique no programa.
Sobre conciliar o trabalho como atriz e a função de apresentadora, Monique comenta: "Acredito totalmente que seja possível conciliar, assim como concilio qualquer projeto de cinema, TV e teatro. Agora mesmo, durante o isolamento, coloquei em prática um projeto de entrevistas no meu Instagram, em formato de live".
Monique Alfradique ao lado de Claude Troisgros e Batista Foto: Camilla Maia / 'Mestre do Sabor' / Globo / Divulgação
Ela também ressalta que não é seu primeiro trabalho na função: "Cheguei a ter uma experiência como apresentadora em um programa local de notícias e variedades em Niterói, mas agora, depois de tantos anos, estar no Mestre do Sabor tem sido incrível".
"É bacana saber que em breve as pessoas terão algo inédito para assistir, se divertir e se emocionar. Sou grata por poder levar ao público um pouco de alegria e motivação para que possamos passar por isso tudo juntos virtualmente", completou.
Como funciona o Mestre do Sabor
A 2ª temporada do Mestre do Sabor estreia nesta quarta-feira, 30, na Globo.
Ao todo, serão 18 chefs participantes na disputa por uma das quatro vagas na final. Para isso, terão que passar por sete fases: Prato de Entrada, Na Pressão, Duelos, Repescagem, Na Peneira, Semifinal e a própria Final.
Além de Claude Troisgros e seu fiel escudeiro Batista, há o time de jurados composto por Léo Paixão, Kátia Barbosa e José Avillez (1ª parte) / Rafael Costa e Silva (2ª parte). Monique Alfradique será a apresentadora.
O ganhador do Mestre do Sabor receberá um prêmio de R$ 250 mil.
A maior parte da 2ª temporada do programa foi gravada no início de março de 2020. A expectativa é que a final seja exibida ao vivo, no mês de julho.
As etapas do Mestre do Sabor
Prato de Entrada: os chefs preparam um prato para ser avaliado pelos mestres. Se algum gostar, o candidato entra para o programa, e se mais de um gostar, ele escolhe o time, de forma semelhante ao The Voice Brasil. Serão escolhidos 18 participantes.
Na Pressão: há duas rodadas de prova. Na primeira, o Menu Confiança, os times fazem um menu de três pratos, avaliados por Claude e Batista. O melhor fica imune para a semana seguinte.
Na segunda, a Batalha dos Cucas, os mestres salvam um ou dois chefs, e os que permanecem realizam uma prova individual. Agora, a avaliação é dos mestres e pode haver uma ou duas eliminações por episódio.
Duelos: Semelhantes ao 'mata-mata', com a diferença de que, nesta 2ª temporada do Mestre do Sabor, os perdedores vão para a repescagem.
Repescagem: Prova individual realizada pelos chefs que perderam os Duelos. Os três melhores avançam para a realização de uma segunda prova. O vencedor retorna à disputa pelo prêmio do Mestre do Sabor.
Na Peneira: É realizada uma prova pela imunidade. Os três melhores participantes vão para a semifinal do Mestre do Sabor. Os restantes participam de uma 2ª prova, e um chef deixa a competição.
Semifinal: A primeira prova conta com a participação de cinco chefs. Claude Troisgros avalia e salva dois deles, que vão para a final do Mestre do Sabor. Na segunda prova, os mestres avaliam os pratos dos três chefs restantes, eliminando um.
Final: Na primeira prova, os quatro chefs finalistas cozinham seus pratos, e os dois melhores seguem para a final definitiva, cujo vencedor se torna o Mestre do Sabor e leva o prêmio de R$ 250 mil.
VEJA TAMBÉM: Relembre os participantes da 1ª temporada doMestre do Sabor
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
1 | 25
'Mestre do Sabor' - lista de participantes
O 'Mestre do Sabor', novo reality show culinário da Globo, que se assemelha a uma 'mistura' entre o 'MasterChef' e ao 'The Voice', estreou em 10 de outubro de 2019. Comandado pelo chef Claude Troisgrois e seu 'fiel escudeiro' Batista, o programa conta com os chefs José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão como jurados. Clique aqui para saber como o programa vai funcionar. Confira a seguir os participantes que foram confirmados no 'Mestre do Sabor' até agora.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
2 | 25
Seichele Barboza
Seichele Barboza, 28, fundou o bistrô Seu Sergipe em Aracaju, e foi aprovada como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma arraia no arroz de majongome.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
3 | 25
Lili Almeida
Lili Almeida, 38, é dona do restaurante Casa Dona Lili, em Salvador, e foi aprovada entre os participantes do 'Mestre do Sabor' ao fazer um arroz caldoso de rabada.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
4 | 25
André Barros
André Barros, 51, é chef do restaurante Country Clube de Goiás, e foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' com um bobó de camarão com baru e babaçu.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
5 | 25
Djalma Victor
Djalma Victor, 35, é chef do Restaurante Osso, em Belo Horizonte, e foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' graças a uma barriga de porco prensada com canjica branca, milho e pipoca.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
6 | 25
Diego Gimenez
Diego Gimenez, 31, é chef do Skye Hotel Unique em São Paulo, e foi aprovado entre os participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um cassoulet do Amazonas.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
7 | 25
Gustavo Young
Gustavo Young, 36, é dono do restaurante Bacuri Cozinha e da padaria Tartaruga Panifício Manual. Ele conquistou a vaga entre os participantes do 'Mestre do Sabor' graças ao seu pargo confitado com purê de palmito pupunha e farofa uarini.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
8 | 25
Carol Albuquerque
Carol Albuquerque, 38, trabalha no restaurante Maní, em São Paulo e foi aprovada entre os participantes do 'Mestre do Sabor' ao cozinhar um pargo de purê de banana da terra assada com vinagrete de pimenta biquinha.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
9 | 25
Gabriel Coelho
Gabriel Coelho, 31, cozinha desde que se mudou do interior para a capital de São Paulo, aos 18 anos, e foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma costelinha de porco com purê de broa de milho e vinagrete de milho queimado.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
10 | 25
Lira Müller
Lira Müller, 32, teve a curiosidade pela gastronomia despertada após a maternidade e foi aprovada como uma das participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma casquinha de caranguejo com farinha de bragantina, bisque e unha de caranguejo empanada.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
11 | 25
Dudu Poerner
Dudu Poerner, 27, é dono do restaurante Duidu em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar arroz bomba de galinha caipira com polvo, quiabo e milho verde.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
12 | 25
Lui Veronese
Lui Veronese, 31, vem de uma família de cozinheiros amadores, se especializou em gastronomia de forma autônoma e foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um leque de avestruz com purê de ervilhas, couve-flor e um bolo de maçã verde.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
13 | 25
Roberto Neves
Roberto Neves, 31, fez seu primeiro curso de panificação e confeitaria aos 17 anos de idade, e já participou de concursos defendendo a gastronomia paraense. Foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar o parto Filhote à caboclo.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
14 | 25
Ana Bueno
Ana Bueno, 48, é chef do restaurante Banana da Terra em Paraty, no Rio de Janeiro, e e foi aprovada como uma das participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um peixe com banana.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
15 | 25
Viviane Almeida
Viviane Almeida, 22, cursou a faculdade de gastronomia e foi aprovada com uma das participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma barrica de porco com tutu de lentilhas e cogumelo marinado.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
16 | 25
Rafael Lorenti
Rafael Lorenti, 30, é especializado em culinária italiana e chef do Basilicata em São Paulo. Foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um Spaghetti alla carbonara.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
17 | 25
Felipe Oliveira
Felipe Oliveira, 34, chefia o restaurante Tragaluz, em Tiradentes, Minas Gerais, além de ter inaugurado seu próprio estabelecimento, o ORA Restaurante. Foi aprovado como um dos participantes do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um cupim braseado com purê de baroa com mini legumes grelhados.
Foto: Victor Pollak / Globo / 'Mestre do Sabor' / Divulgação
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
18 | 25
Ricardo Caldas
Ricardo Caldas é chef do restaurante Dolce Vita em Florianópolis e foi aprovado como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma morcela grelhada com purê de cenoura braseada, berinjela marinada e espuma de caipirinha
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
19 | 25
Amanda Grezzana
Amanda Grezzana é chef do Boaz Restaurante e Careme Café, em Caxias do Sul, e foi aprovada como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um vitelo com emulsão de porcini, mousseline de couve-flor e picles de maxixe.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
20 | 25
Raissa Ribeiro
Raissa Ribeiro, de São Paulo, gosta de cozinha italiana e mineira clássica, e foi aprovada como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um ravioli de camarão, lagostim e tuile de bottarga.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
21 | 25
Janete Borges
Janete Borges é chef da Duca Charcutaria em Florianópolis, e foi aprovada como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma garoupa curada com eryngui e alho poró e molho ponzu com colágeno de porco.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
22 | 25
Marcelo Cotrim
Marcelo Cotrim, da Cotrim Gastronomia, em Cuiabá, foi aprovado como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um pintado grelhado, mousseline de mandioquinha e pequi e farofa de pixé com escamas".
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
23 | 25
Thiago das Chagas
Thiago das Chagas é dono dos restaurantes Reteteu Comida Honesta e São Pedro Restaurante em Recife, e foi aprovado como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um arroz de caranguejo.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
24 | 25
Fernando Vaz
Fernando Vaz é chef do Restaurante Xian, no Rio de Janeiro, e foi aprovado como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar um crocante de costela de boi com aligot de queijo coalho e picles de cebola roxa.
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena
'Mestre do Sabor': Claude Troisgros vê responsabilidade em substituir 'BBB' durante quarentena X
25 | 25
Mariana Pelozio
Mariana Pelozio montou o restaurante Duas Terezas em São Paulo e foi aprovado como participante do 'Mestre do Sabor' ao apresentar uma bochecha de porco com arroz de coco com farofa de castanha e pistache.