Máskara, Ace Ventura e mais: relembre grandes personagens de Jim Carrey

Marcos Leandro - Especial para o Estadão

Aos 60 anos, ator anunciou aposentadoria após quase 40 anos de carreira com produções populares na televisão e no cinema

Jim Carrey em 'O Maskára', de 1994.

Jim Carrey em 'O Maskára', de 1994. Foto: Warner Bros

Na última quinta-feira, 31, Jim Carrey, de 60 anos, anunciou que vai se aposentar após 39 anos de carreira. O último trabalho do ator será Sonic 2, que chega aos cinemas em 8 de abril. Na trama, ele dá vida ao Doutor Eggman, principal antagonista do ouriço azul. 

Ele não descartou a possibilidade de, no futuro, voltar a fazer filmes. "Às vezes, um anjo traz uma mensagem, um roteiro quase escrito a ouro e posso avaliar um retorno à indústria de cinema. Caso exista uma proposta muito atraente, eu poderia continuar na estrada, mas agora decidi fazer uma pausa", disse em entrevista ao programa Access Hollywood.

Ao longo de quase quatro décadas, o comediante marcou gerações com inúmeros personagens memoráveis. Enquanto ainda não se sabe quando (e se) Jim voltará a gravar novas produções, relembre cinco dos maiores trabalhos do artista:

 

Ace Ventura (1994)

Ace Ventura é um detetive especializado em desvendar crimes que envolvem animais. Só que o seu jeito atrapalhado na hora de conduzir as investigações torna tudo divertido.

Esse é um dos maiores papéis cômicos feitos por Jim Carrey e ele chegou a ser indicado ao MTV Movie Awards na categoria de Melhor Comediante. O personagem, inclusive, ganhou uma versão em desenho em uma série animada.

 

Todo Poderoso (2003)

Em Todo Poderoso, Jim Carrey é Bruce Nolan, um jornalista que questiona Deus e sua forma de comandar a Terra. Então, ele recebe poderes e vira o novo "dono" de tudo.

Só que ele percebe que ser onisciente, onipresente e onipotente não é tão fácil como parece. Essa é uma comédia clássica e bem cara de Sessão da Tarde, além de ter a presença de Morgan Freeman no papel de Deus.

 

Grinch (2000)

Jim Carrey também deu vida ao Grinch, uma criatura verde que odeia o Natal. Por isso, ele decide estragar a noite das pessoas, roubando presentes e enfeites. 

Esse foi o primeiro livro de Dr. Seuss a ser adaptado para os cinemas. É uma daquelas histórias clássicas sobre o espírito natalino para assistir no final do ano.

 

Débi e Lóide (1994)

Jim Carrey e Jeff Daniels interpretam uma dupla de amigos pouco inteligente em uma comédia pastelão. Originalmente, o filme se chama Dumb & Dumber - algo como "burro e burrísimo" -, mas a versão dublada ganhou o trocadilho com a palavra debiloide.

Mesmo sendo uma produção de quase 30 anos atrás, é possível ver na internet atualmente memes usando os dois personagens. 

O Máskara (1994)

O Máskara é, sem dúvida, um dos filmes mais populares protagonizados por Jim Carrey. Na trama, o personagem Stanley Ipkiss encontra uma máscara que lhe dá superpoderes e uma autoconfiança acima do normal. 

Nesta lista, há apenas algumas das mais de 59 produções feitas pelo ator na televisão e no cinema. Mesmo aposentado, o legado de Jim Carrey é enorme.