Internautas criticam escalação de Luis Melo para personagem japonês de 'Sol Nascente'

- O Estado de S.Paulo

Novela estreou na segunda, 29, no lugar de 'Êta Mundo Bom!'

Foto: Globo/Estevam Avellar

Sol Nascente estreou na segunda-feira, 29, sob críticas de falta de representatividade da comunidade nipo-brasileira. Como o próprio nome indica, a nova novela das 18h da Globo traz personagens oriundos da "Terra do Sol Nascente", com destaque para o patriarca Kazuo Tanaka, principal centro da polêmica por ser interpretado por Luis Melo, que tem ascendência italiana e indígena. 

Sem se posicionar oficialmente sobre o assunto, a Globo declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o personagem de Luis Melo é neto de um americano com uma japonesa e, por isso, não teria traços tão explicitamente orientais. 

Contudo, como internautas apontaram durante a exibição do primeiro capítulo, o personagem Tanaka é interpretado, na primeira fase, por Daniel Uemura, ator nipo-brasileiro, com claras feições tradicionalmente atribuídas a japoneses, como os olhos puxados.

Sol Nascente retrata a história de amor entre dois melhores amigos, Alice (Giovanna Antonelli, filha adotiva de uma família de ascendência japonesa, e Mario (Bruno Gagliasso), descendente de italianos. Ambientada em São Paulo, a trama é de autoria de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires, com direção artística de Leonardo Nogueira e direção geral de Leonardo Nogueira e Marcelo Travesso. 

No elenco principal, a novela traz quatro atores de ascendência asiática: Jacqueline Sato (como a designer Yumi), Paulo Chun (como expert em tecnologia Hideo), Carol Nakamura (como Hirô) e Miwa Yanagizawa (que interpreta a irmã de Tanaka, Mieko)."

Relembre atores brancos que interpretaram personagens de outras etnias

Divulgação/TV Globo
Ver Galeria 9

9 imagens

Veja abaixo as reações de alguns internautas sobre o assunto: