Globo antecipa saída de Faustão e Tiago Leifert assume tardes de domingo

Bárbara Correa* - O Estado de S.Paulo

A emissora informou a mudança nesta quinta-feira

Tiago Leifert vai substituir Fausto Silva nas tardes de domingo da Globo

Tiago Leifert vai substituir Fausto Silva nas tardes de domingo da Globo Foto: Reprodução / Globoplay/ Ramón Vasconcelos/Globo/Divulgação

A Globo anunciou nesta quinta-feira, 17, que a saída de Fausto Silva da emissora foi antecipada. Segundo comunicado, “por razões estratégicas e internas”, o canal e o apresentador decidiram formalizar o distrato. Sua permanência estava prevista até o final do ano, quando se transferiria para a Band. Na programação que consta no site da Globo, aliás, não figura mais Domingão do Faustão, mas Super Dança dos Famosos, nome do principal quadro do programa.

Assim, Tiago Leifert estará à frente das tardes do Domingão a partir deste domingo, 20, até a estreia do novo projeto em desenvolvimento com Luciano Huck, previsto para 2022. Leifert passou por uma espécie de prova no domingo passado, quando assumiu o comando do programa porque Fausto Silva precisou ser internado para tratar de uma infecção urinária. Sua mulher, Luciana Cardoso, chegou a anunciar que ele estaria de volta à atração nesta semana.

Leifert, que se destacou na emissora ao apresentar o Globo Esporte, o que o alçou ao comando do Big Brother Brasil, um dos programas mais rentáveis da casa, agradeceu a oportunidade. “Estou muito honrado, mas preferia estar em casa. Preferia mil vezes estar com ele aqui e eu em casa, de pijama, assistindo ao Domingão, porque o Faustão faz parte da nossa vida, da nossa família”, disse.

Neste domingo, porém, ele já vai comandar a última rodada do quadro Super Dança dos Famosos, que vai revelar os nomes que se juntarão aos semifinalistas, grupo que já conta com Maria Joana, Marcello Melo Jr, Paolla Oliveira, Lucy Ramos e Dandara Mariana.

Dançando os ritmos forró e rock, três casais se apresentam para garantir vaga na semifinal: a atriz Christiane Torloni, vencedora da edição de 2008 do quadro, com o professor Álvaro Reys; o ator Odilon Wagner, que ficou em terceiro lugar em 2011, com a bailarina Yasmin Marinho; e o ator Tiago Abravanel, terceiro colocado de 2013.

VEJA TAMBÉM: Quem são os participantes do 'Super Dança dos Famosos'

Instagram/ @paollaoliveirareal/ @sophiaabrahao/@amarianasantos/@odilonwagner/@simasrodrigo/@ohanareal
Ver Galeria 19

19 imagens

 

 

A saída de Faustão foi anunciada em janeiro, quando não houve um acordo com a Globo, que pretendia transferir seu programa para as noites de quinta-feira. Assim, com previsão do encerramento do contrato para dezembro deste ano, ficou acertado um ano de quadros especiais para marcar sua saída, com o quadro Super Dança dos Famosos.

Luciano Huck confirmou oficialmente que assumirá um programa nas tardes de domingo da Globo, em entrevista a Pedro Bial, na noite de terça, 15. Para isso, ele admitiu que não será candidato à Presidência da República em 2022. Huck, que está na Globo há 21 anos, disse ainda que pretende comandar um programa em que “o Brasil se enxergue nas tardes de domingo, em 2022”. “Tenho certeza que eu posso contribuir muito para o País estando nos domingos da Globo e fazendo um programa que se conecte com as pessoas, que ouça as pessoas, que traga a esperança de volta e resgate nossa autoestima. Mas isso não quer dizer que eu esteja fora do debate público”, completou. 

Fausto Silva foi confirmado como novo contratado da Band em maio, emissora da qual saiu para se transferir para a Globo, em 1989. “Um sonho antigo do Grupo Bandeirantes, que sempre admirou seu caráter ético, seu talento e seu jeito de inovar e fabricar sucesso”, anunciou a emissora paulista, em comunicado.

Seu novo programa deve estrear em 2022 e poderá se manter aos domingos ou ainda figurar na programação noturna, de segunda a sexta-feira. O diretor Cris Gomes, que trabalhou durante 18 anos no Domingão do Faustão, já deixou a Globo e cuida da criação do novo programa.

Será mais um passo na carreira de Fausto Corrêa da Silva, 71 anos, que começou no jornalismo esportivo do rádio e, logo depois, na equipe de Esportes do Estadão. Sua fase na TV se deu início em janeiro de 1984, quando, já se destacando por suas falas improvisadas e sua marca em revelar ao vivo o que se passava com câmeras, técnicos e até seus diretores nos bastidores dos programas, ele fez sucesso no Perdidos na Noite, que estreou na TV Gazeta em um horário comprado pelo empresário e apresentador Goulart de Andrade. 

Dois anos depois, graças ao sucesso, o programa passou a ser veiculado pela TV Bandeirantes, conquistando ainda mais audiência. E foi justamente esse sucesso como comunicador que Fausto Silva atraiu a atenção da direção da Globo, interessada em encontrar alguém que disputasse (e ganhasse) a audiência com Silvio Santos, líder das tardes de domingo, no SBT. Faustão também retomaria a tradição da emissora em ter um programa de auditório, um vácuo existente desde a morte de Chacrinha, em 1988. Batizado por Daniel Filho, o Domingão do Faustão se tornou um dos atrativos publicitários mais caros da emissora, com a apresentação de quadros sempre longevos, como Show dos Famosos, Vídeo Cassetadas e Dança dos Famosos, além de milhares de apresentações musicais com artistas nacionais e internacionais. / Colaborou Ubiratan Brasil.

 

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais