Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
André Carlos Zorzi - O Estado de S.Paulo
27/09/2020, 07:01
Relembre episódio marcante na carreira do humorista, que morreu em 27 de setembro de 2005, há 15 anos
Otello Zeloni, Ricardo Corte Real, Ronald Golias e Pelé em episódio da 'Família Trapo' gravado em 1967 Foto: Arquivo / Estadão
Ronald Golias, considerado um dos maiores humoristas da história do Brasil, morreu em 27 de setembro de 2005, há 15 anos. Entre tantos momentos marcantes de sua carreira, 'ensinou' Pelé a jogar bola em um episódio histórico da Família Trapo.
A participação de Pelé na Família Trapo foi gravada em 10 de novembro de 1967. Estadão da época publicou um relato sobre os bastidores.
"O pessoal artístico da TV Record, que viu Pelé no programa, diz que 'ele tem pinta de artista'. Antes de entrar no palco se mostrou um pouco apreensivo e pediu para ficar tranquilo e só por alguns instantes, 'para poder me concentrar melhor'.
Na verdade, segundo declarou ao Estado, estava com medo de se esquecer do papel. Ele, que faz público vibrar nas praças esportivas, aparentava a inibição dos que enfrentam as câmeras de televisão pela primeira vez.
Rodrigo Faro, Ricardo Corte Real, Fabio Porchat e Cafu recriam cena de episódio da 'Família Trapo' que contou com participação de Pelé em 1967 Foto: Reprodução de 'Jornal da Record' (2018) / Record TV
'Não decorei bem o papel' - dizia, esfregando os olhos. Golias, que fora do palco é um tipo completamente diferente daquele que representa, dava palmadas nas costas do craque.
Depois do espetáculo, o público invadiu o palco e passou a exigir autógrafos de Pelé - agora um homem mais tranquilo, alegre e seguro."
À época com 27 anos, Pelé ainda vivia o auge de sua carreira, jogando pelo Santos e sendo presença constante na seleção brasileira. Dois anos depois, o jogador marcaria seu milésimo gol e, em 1970, seria campeão da Copa do Mundo pela terceira vez.
VEJA TAMBÉM: A despedida de Pelé com a camisa do Santos em 1974
Em entrevista na TV em 1998, Juca Kfouri comentou que o episódio de Família Trapo foi "a única vez" em que viu "alguém junto do Pelé ficar maior do que o Pelé". "Eu não concordo de forma alguma", rebateu Golias na ocasião.
O humorista relembrou outra história do dia da gravação: "Chegou um momento, quase no final, todo mundo já em pé, aplaudindo... E o Pelé não saía de cena! Eu falei: 'Pelé, acabou...". E ele: 'Não, tem mais uma fala...' Ele decora tudo. É um craque!"
"Você já imaginou a força que o Pelé me deu para o resto da minha vida?", valorizava, sobre a participação do jogador.
Em setembro de 2018, a Record chamou Cafu para substituir Pelé e recriar a clássica cena com Fabio Porchat, no lugar de Ronald Golias e Rodrigo Faro, como Jô Soares. O momento contou ainda com Ricardo Corte Real, do elenco original, vivendo seu próprio personagem (clique aqui para assistir).
A Família Trapo com Pelé
Atualmente, é possível assistir ao episódio de Família Trapo que conta com a participação de Pelé no YouTube. Confira abaixo ou leia o resumo do programa em seguida.
Tudo começa com Bronco (Ronald Golias) revoltado por ter sido substituído em seu time de futebol - será deslocado para jogar na ponta-direita: "Quem fica na ponta é bailarina!"
"Falei com o Orlando Duarte [jornalista esportivo], que é amigo do meu irmão. Ele falou com um jogador que é bom para vir jogar só por um dia, no jogo de amanhã, porque a gente ganhando, ganha o campeonato", explica Gordon (Jô Soares).
Irritado, Bronco diz que faz questão de comandar o ataque da equipe com seu "chute de peito de pé" e liga para Betinho, o capitão do time - que tem 12 anos. Primeiro, fala educadamente com sua mãe, para depois brigar com o garoto.
Rei do futebol em cena
Diante de outra negativa ao pedido de voltar à sua posição, o personagem de Ronald Golias sobe as escadas. Por volta de seis minutos de programa, surge em cena Pelé, com a camisa do Santos, muito aplaudido. "O prazer é meu em estar aqui", diz.
Quando Bronco retorna, pergunta: "Esse aqui que vai jogar?". Olha Pelé de cima a baixo, faz um "tsc, tsc" em tom de desaprovação e sacramenta: "Infelizmente não vai dar".
VEJA TAMBÉM: Relembre participações de jogadores da seleção - como Pelé - na TV e no cinema
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
1 | 15
Craques do Brasil na TV
Diversos craques que já vestiram a camisa da seleção brasileira de futebol chegaram a se arriscar na dramaturgia participando de algumas novelas, filmes e programas de TV. Um dos mais requisitados é Pelé, com inúmeras cenas ao longo das décadas - como a que se delicia com um pastelzinho no Bar da Dona Jura, em 'O Clone'. Da atual geração, Neymar acaba sendo um dos mais lembrados. Confira diversos outros casos a seguir!
Foto: Globo / Divulgação | João Miguel Júnior / Globo / Divulgação
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
2 | 15
Ronaldo - 'Malhação' (1997)
Quando tinha pouco mais de 20 anos de idade e já havia gerado interesse de gigantes do futebol como Barcelona e Inter de Mião, Ronaldo fez uma ponta em 'Malhação' como Roberto Lobo, o Betinho, treinador da equipe de futebol feminino da trama, capitaneada por Mariana, vivida por Susana Werner, com quem chegou a namorar fora das telas. Relembre a participação aqui.
Foto: Reprodução de cena de 'Malhação' (1997) / TV Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
3 | 15
Neymar e Ganso - 'Malhação' (2010)
Com poucas falas, a dupla trazia copos de suco para duas garotas, e eram apresentados por Maicon (Marcelo Melo Jr.), que jogava futebol na trama. Ganso conta ter conhecido Maicon no campeonato brasileiro, enquanto Neymar diz que pediu para o técnico da seleção "ficar de olho" no amigo. Na sequência, uma das meninas pede para que Neymar a acompanhe. Ganso acaba 'sobrando', mas, em seguida, outra jovem aparece e o grupo de amigos se diverte dançando. Assista à cena clicando aqui.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
4 | 15
Neymar - 'Aline' (2011)
Ainda no Santos, contracenou com os atores Bernardo Marinho e Pedro Neshling na série exibida pela Globo. Na trama, os personagens estão no ônibus do time do Santos, quando recebem uma mensagem de Aline, que namorava ambos, brava pelo fato de terem esquecido o aniversário do relacionamento. Neymar surge em cena ao vê-los apreensivos, garantindo que o time iria ganhar o jogo. Explicada a situação, o craque deu seu conselho: "Vão atrás dela! Aí, Japonês [motorista], para o ônibus que os garotos vão descer!". Ao descobrir que um dos personagens é são paulino, porém, os jogadores o 'botam para correr'. Clique aqui para assistir.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
5 | 15
Neymar - 'Amor À Vida' (2013)
Em sua participação na trama, Neymar era assediado pela personagem de Tatá Werneck, Valdirene. Obcecada em se relacionar com o jogador, ela o perseguia enquanto Neymar estava só de toalha em um quarto de hotel. Relembre o momento aqui.
Foto: Reprodução de cena de 'Amor À Vida' (2013) / TV Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
6 | 15
Neymar - 'A Regra do Jogo' (2015)
Na ocasião, a imagem de Neymar esteve presente no material de divulgação da novela antes de ela ir ao ar. Em uma festa , é cumprimentado pela personagem Atena [Giovanna Antonelli], mas diz não se lembrar de quem se trata. Em outra cena, pede que um amigo diga à personagem Tóia [Wanessa Giácomo] que gostaria de conhecê-la. "Sou comprometida, tenho noivo, mas tá cheio de mulher bonita dando sopa por aí", desconversa. Relembre as cenas aqui e aqui, respectivamente.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
7 | 15
Casagrande - 'Onda Nova' (1983)
Um diálogo envolvendo o hoje comentarista popularizou sua participação no filme mais recentemente, graças à internet: "Ei, tô precisando falar com você, será que tem um tempinho pra me dar?", diz uma mulher ao então jogador do Corinthians. "'Vamo' andando aí", responde ele, antes do derradeiro pedido: "É que eu sou virgem e queria que você me descabaçasse". Na sequência seguinte, o atleta aparece até mesmo em cenas eróticas. Relembre um trecho de sua participação aqui.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
8 | 15
Zico - 'Casseta e Planeta' (2001)
No programa que foi ao ar no dia 30 de outubro de 2001, Zico foi escolhido para ser técnico do Tabajara Futebol Clube, o 'pior time do mundo'. Questionado por um repórter nos bastidores da gravação sobre quem estaria melhor naquele momento, o Tabajara ou a seleção brasileira, à época treinada por Felipão, ainda penando por uma vaga no mundial do ano seguinte, deu risada e 'parodiou' o personagem Marrentinho Carioca, de Bussunda: "Vocês não são mole, hein? Fala sério!". Relembre o momento aqui.
Foto: Reprodução de 'Casseta e Planeta: Urgente!' (2001) / TV Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
9 | 15
Pelé - 'Os Estranhos' (1969)
Em 11 março de 1969 foi ao ar o primeiro capítulo da novela 'Os Estranhos', estreia de Pelé como ator em um folhetim, na TV Excelsior. O craque dava vida a Plínio Pompeu, autor de dois best-sellers sobre contos policiais. Na trama, era um grande amigo de Daniel, personagem vivido por Stênio Garcia. Além dos 'terráqueos', a história também contava com extraterrestres vindos do 'planeta Gama Y-12'. "Esta será uma nova experiência em minha vida. Sempre gostei do ambiente e, o que é principal, acho que não encontrarei dificuldades na adapação", contava Pelé, que, à época, ainda era jogador profissional do Santos Futebol Clube. Outros nomes conhecidos também constavam no elenco da produção: Regina Duarte, Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Rosamaria Murtinho e Gianfrancesco Guarnieri.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
10 | 15
Pelé - 'Os Trombadinhas' (1979)
"Você... Você é o Pelé?". "Não. Eu sou o Jô Soares, sua piranha!". A sequência bizarra de diálogos viralizou e se tornou um meme do qual a maior parte das pessoas não sabe a origem, que se dá neste filme lançado no fim da década de 1970. Nele, Pelé ajuda a polícia e um empresário a lidar com garotos pobres que vivem na rua. Além de ser um dos protagonistas, o craque ainda aparece nos créditos como responsável pela "história" e um dos "co-produtores", além de ter sua música 'Moleque Danado' como parte da trilha sonora do longa, que foi lançado no mesmo ano do episódio de 'Chaves' em que o personagem mexicano vai ao cinema e diz que "teria sido melhor ir ver o filme do Pelé". Relembre um trecho clicando aqui.
Foto: Reprodução de cena de 'Os Trombadinhas' (1979) / Embrafilmes
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
11 | 15
Pelé - 'A Praça é Nossa'
No 'velho e querido banco', o rei do futebol se encontrou com o personagem Buiú da Praça, na época em que ainda era uma criança. Inconformado com a 'folga' do pequeno, Pelé reclamava: "Ô rapaz, você tem que me respeitar. Afinal de contas, eu sou o Pelé, pô!". "E eu sou o Buiú, e daí?", rebatia o garoto. Assista à esquete clicando aqui.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
12 | 15
Pelé - 'Os Trapalhões e o Rei do Futebol' (1986)
No ano em que o México recebia sua segunda Copa do Mundo, a trupe de humoristas estrelava um de seus maiores sucessos ao lado de Pelé. Na trama, ele vivia o jornalista Nascimento, que ajudava Cardeal (Renato Aragão) e sua turma a reerguer o fictício Independência Futebol Clube - inclusive entrando em campo. Este é o filme que, em determinado momento, o personagem de Renato cobra um escanteio e, ele próprio, marca de cabeça em sequência. Nascimento também não fica longe e marca um gol de tiro de meta em pleno Maracanã lotado.
Foto: Reprodução de 'Os Trapalhões e o Rei do Futebol' (1986)
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
13 | 15
Pelé - 'História de Amor' (1996)
Em uma mistura de realidade e ficção, Pelé participou da novela como ele mesmo, à época ocupando o cargo de ministro do esporte do governo Fernando Henrique Cardoso. Ele era entrevistado pelo personagem Assunção (Nuno Leal Maia), jornalista e apresentador de TV que sofria um acidente e ficava paraplégico durante a trama. O tema era o incentivo ao paradesporto brasileiro. Relembre a cena aqui.
Foto: Reprodução de 'História de Amor' (1996) / TV Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
14 | 15
Pelé - 'O Clone' (2001)
Pelé visitou o famoso Bar da Dona Jura (Solange Couto), ponto mais badalado da novela, para divulgar uma música que estava lançando à época, para mostrar que acreditava que a seleção poderia trazer o penta. O ex-jogador contava sobre como seu pai, Dondinho, era 'fã' dos pastéis de Jura e despertava o interesse de Nazira (Eliane Giardini), que, ao ser informada de que o craque estava "muito bem casado", garantiu não se importar em ser a "segunda esposa", criticando ainda o "egoísmo" das brasileiras. Assista à cena aqui.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
15 | 15
Pelé - 'Casseta & Planeta' (2004)
Andando em um carro conversível, Pelé é parado por um policial vivido por Hélio de la Peña, que pede seus documentos e se recusa a acreditar que ele é, de fato, o rei do futebol. O episódio rende a prisão de Pelé por "dirigir sem carteira, desacato à autoridade e falsificação de documento". As coisas parecem se ajeitar quando o caso é levado ao delegado, representado por Bussunda. O alívio não dura muito: tratava-se do ex-zagueiro do "16 de dezembro de Pirassununga", que, remoído por um gol marcado por Pelé que rebaixou sua equipe em um campeonato décadas antes, dá prosseguimento à prisão. Alegando estar com "agenda cheia", o craque é liberado e deixa um amigo [Reinaldo] cumprindo a pena em seu lugar. Clique aqui para conferir.
Foto: Reprodução de cena de 'Casseta & Planeta: Urgente' (2004) / TV Globo
Golias ensina a 'paradinha' a Pelé
Jô Soares chega a 'defender' um chute de Pelé, que diz: "Ele é bom goleiro, por isso que pegou!". Bronco, então, resolve ensinar sua técnica ao rei do futebol: "Sabe dar uma paradinha? Dá uma paradinha aí, quero ver como você bate um pênalti."
"Eu preciso aprender, você faz primeiro para eu ver como é", responde Pelé. Golias aproxima a bola cada vez mais do 'goleiro' Gordon, e bate cheio de trejeitos.
Em seguida, Pelé tenta realizar a 'paradinha', mas é ironizado por Bronco, que 'bate a cabeça' no chão, inconformado com a cobrança de Pelé, que dá risada. "Não ri! Você quer aprender?", responde Golias, arrancando gargalhadas da plateia.
Bronco ainda avalia o "controle de bola" do jogador, que faz embaixadinhas, mas sacramenta: "Para mim, acho que não vai dar. Se vocês querem, podem pôr no time". O personagem, então, sai de cena novamente.
A bronca de Zeloni
"Eu não falei? O 'seu' Bronco é tão distraído que nem notou que estava falando com o Pelé!", diz Gordon, que troca passes com o craque até que Pepino (Otello Zeloni) chega em casa e leva uma bolada no rosto.
"Quem é que permitiu jogar futebol aqui na sala?! Já falei mais de mil vezes que não quero jogo de futebol! Quem autorizou?!", brada o chefe da família.
VEJA TAMBÉM: Futebol e novela - relembre ocasiões em que os dois estiveram juntos
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
1 | 12
'Suave Veneno' (1999)
O dia 19 de julho é considerado pela CBF como o Dia do Futebol no Brasil. Relembre a seguir algumas vezes em que duas das maiores paixões dos brasileiros, as novelas e o futebol, estiveram juntas, como em 1999, quando o ator Rodrigo Faro interpretou o personagem Renildo, que era um jogador de futebol do Flamengo, na novela 'Suave Veneno', da Globo. Ele chegou a gravar algumas cenas da novela no estádio do Maracanã em 8 de agosto daquele ano, antes da derrota do time carioca por 1 x 0 diante do Paraná Clube. Confira outros casos a seguir.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
2 | 12
'Lado a Lado' (2013)
Personagens como Fernando (Caio Blat), Umberto (Klebber Toledo) e Albertinho (Rafael Cardoso) adoravam jogar futebol, esporte recém-chegado ao Brasil à época de 'Lado a Lado', novela 'de época' da Globo. Em determinado momento, o racismo nos primórdios do esporte no Brasil foi abordado quando Chico (César Mello) era pago para jogar no time passando pó de arroz em sua pele, para esconder o fato de ser negro e, assim, poder entrar em campo - o que não era permitido.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
3 | 12
'Irmãos Coragem' (1970)
Na 1ª versão da novela 'Irmãos Coragem', o personagem Duda era vivido por Cláudio Marzo. Irmão de João (Tarcísio Meira) e Jerônimo (Cláudio Cavalcanti), ele jogava futebol no Flamengo e era casado com Ritinha (Regina Duarte). No remake da trama, feito 25 anos depois, Cláudio Marzo deu vida ao vilão Pedro Barros.
Foto: Reprodução de 'Irmãos Coragem' (1970) / Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
5 | 12
'Irmãos Coragem' (1995)
Desta vez, o personagem não atuou apenas no Flamengo, transferindo-se para o Corinthians em determinada parte da história. Em campo, Duda jogava ao lado de nomes conhecidos da torcida, como Zé Elias, Souza, Marcelinho Carioca, Viola e Duda. Curiosamente, em reportagens da época, o ator admitia ser torcedor do Palmeiras na 'vida real'.
Foto: Reprodução de 'Irmãos Coragem' (1995) / Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
6 | 12
'Vereda Tropical' (1984)
O ator Mário Gomes viveu o personagem Luca em 'Vereda Tropical', um jogador de futebol fracassado, frequentemente acabava brigando nas partidas e por isso não conseguia ver sua carreira 'decolar'.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
7 | 12
'Vereda Tropical' (1984)
Além de Luca (Mário Gomes), a novela ainda contava com Bertazzo (Nuno Leal Maia), outro jogador de futebol da trama, filho de Bepe (Luiz Carlos Aturin), filho do técnico do Cantareira Esporte Clube, equipe de futebol da trama. Em determinado capítulo, a dupla ia ao Santos Esporte Clube para fazer testes, com direito a participação especial de Serginho Chulapa. Fora das telas, Nuno Leal Maia também tem ligação com o futebol, já tendo sido técnico de clubes como o Londrina e o Botafogo-PB.
Foto: Reprodução de 'Vereda Tropical' (1984) / Globo
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
8 | 12
'Zazá' (1997)
A personagem Silvia Dumont Pietro, mais conhecida como 'Sisi' (Rachel Ripani), filha da protagonista Zazá (Fernanda Montenegro) era uma jogadora de futebol que tinha certa dificuldade em controlar seus impulsos na novela. Em determinado capítulo, o então atleta Renato Gaúcho - que já havia tido uma breve experiência como técnico - fez uma participação especial a seu lado na trama.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
9 | 12
'Bandeira 2'
Para viver o personagem Mingo, jogador de futebol apadrinhado por Tucão (Paulo Gracindo) na novela 'Bandeira 2', o ator Osmar Prado contou com a ajuda de Mané Garrincha, craque do Botafogo e da Seleção Brasileira.
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
10 | 12
'Avenida Brasil' (2012)
Além das maldades de Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella), a novela 'Avenida Brasil' também marcou época por conta de sua trama voltada ao mundo do futebol. Quem não se lembra do craque aposentado Tufão, vivido por Murilo Benício?
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol
Em 'Família Trapo', Ronald Golias 'ensinou' Pelé a jogar futebol X
11 | 12
'Avenida Brasil' (2012)
A trama contava até mesmo com o Divino Futebol Clube, clube fictício com patrocinador da vida real e que chegou a vender camisas fora das telas, também. Um dos craques do time era Jorginho (Cauã Reymond), filho de Tufão (Murilo Benício).
"Desculpe, não tive o prazer de conhecê-lo. Mas também, me admiro, o senhor devia ter um pouquinho de vergonha, um adulto, enorme, jogar futebol com essas crianças... Se você fosse um craque, um Pelé...", prosseguia Pepino, antes de se dar conta com quem estava falando.
"É emocionante ter o rei em casa. Desculpe não ter a grama aqui, mas amanhã mando botar!", comenta, sobre a sala.
Zeloni alega ter sido um grande jogador, chamado Provolone, quando estava na Itália: "Era um trio famoso: Lasanha, Linguiça e Provolone. Uma beleza, a gente se misturava tudo, só faltava um parmesão em cima e pronto. Será que não tem oportunidade de eu jogar?"
'Meu nome é Edson...'
Os personagens voltam a bater bola quando Bronco reaparece: "Não me faça isso! Vai ensinar o menino errado. O que você entende pra tá ensinando ele? Desculpe, seu nome, por favor...". "Meu nome é Edson...", responde Pelé.
Helena (Renata Fronzi) abre a porta e questiona: "Eu posso saber o que tá acontecendo aqui fora? Tem uma multidão parada aqui em frente". "Tem uma multidão aí? Mas quem é que divulgou meu endereço?", respondeu o convencido Bronco.
Pepino convida Pelé para jantar com a família, mas o jogador responde que não pode ficar pois precisa ir para a concentração e se despede. Antes, diz para Golias: "Olha, sabe que eu gostei muito da sua escola de bola, viu?! Não posso substituir o senhor amanhã, tem que jogar!"
O desmaio de Golias
Já na porta, antes de sair de cena, Pelé volta e diz algo, inaudível no programa por conta dos aplausos que tomaram conta do local. "já sei, já sei... Quer saber como é a paradinha?", pergunta Bronco.
"Ensina a paradinha mais uma vez para eu não esquecer!", pede Pelé. Após a realização do movimento, o rei do futebol se despede da Família Trapo.
"Esse menino aí, isso é um exemplo, é um camarada humilde", diz Ronald Golias. Na sequência, Pepino conta a Bronco que tratava-se de Pelé, e o personagem desmaia na hora, diante de muitos aplausos e risos da plateia.
Golias morreu em 27 de setembro de 2005, aos 76 anos de idade, por insuficiência de múltiplos órgãos. Ele havia sido internado semanas antes, no dia 8, com uma infecção generalizada decorrente de uma infecção pulmonar.