Além de 'The Boys', confira filmes e séries que são inspirados em histórias em quadrinhos

Beatriz França - Especial para o Estadão e Julia Queiroz* - O Estado de S. Paulo

Lista reúne produções como 'Logan’, 'The Umbrella Academy’, 'Heartstopper' e até 'MIB - Homens de preto'

Billy Butche e Hughie Campbell em 'The Boys'.

Billy Butche e Hughie Campbell em 'The Boys'. Foto: Amazon Prime Video

Atualizada em 3/6/2022 às 19h22.

Na última sexta-feira, 3, os primeiros episódios da nova temporada de The Boys chegaram ao Amazon Prime Video e já deixaram os fãs ansiosos para a continuação da história, que terá um capítulo lançado por semana.

A série foi adaptada das histórias em quadrinhos de Garth Ennis e Darik Robertson e mostra que, quando a fama sobe à cabeça, alguns super-heróis passam a se corromper e usar seu status para se promover ainda mais, o que pode colocar a população em risco. 

O título, inclusive, foi banido do selo DC/Wildstorm devido à trama mostrar, basicamente, análogos da Liga da Justiça fazendo todo tipo de atrocidades. 

Assim como The Boys, histórias em quadrinhos têm sido cada vez mais adaptadas para séries e filmes e ganhado o coração de muitas pessoas que ainda não conheciam os enredos. 

Marvel e a DC são algumas das responsáveis por fazer essa adaptação para as telinhas e telonas, mas saiba que, além dos universos criados pelas companhias, há muito mais produções que foram inspiradas em HQ’s.

Por isso, separamos uma lista com filmes e séries que foram inspirados em histórias em quadrinhos de todos os tipos. Confira:

 

The Umbrella Academy (2019 - atualmente)

'The Umbrella Academy' é uma adaptação da série de HQ's premiada no Eisner Award.

'The Umbrella Academy' é uma adaptação da série de HQ's premiada no Eisner Award. Foto: Netflix

A série é uma adaptação das histórias em quadrinhos escritas por Gerard Way e ilustradas por Gabriel Bá. A HQ ainda venceu o prêmio Eisner Award de Melhor Minissérie em 2008.

Adaptada para a Netflix, The Umbrella Academy conta a história de um grupo de sete órfãos superpoderosos que foram adotados pelo milionário Sir Reginald Hargreeves (Colm Feore). Desde bebês eles foram treinados para desenvolver suas habilidades, a fim de se tornarem super-heróis.

Depois que ele morre misteriosamente, esses jovens unem suas forças para seguir o caminho para o qual o seu pai adotivo os criou e acabam se envolvendo em um mundo muito mais perigoso do que eles imaginavam ser possível.

O seriado já se encaminha para sua terceira temporada, que será lançada no dia 22 de junho na Netflix.

 

Heartstopper (2022 - atualmente)

Kit Connor e Joe Locke interpretam dois meninos que se apaixonam em 'Heartstopper', adaptação dos quadrinhos de Alice Oseman.

Kit Connor e Joe Locke interpretam dois meninos que se apaixonam em 'Heartstopper', adaptação dos quadrinhos de Alice Oseman. Foto: Netflix

Recentemente lançada na Netflix, a série é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome de Alice Oseman, que começou distribuindo a história gratuitamente no Tumblr.

A trama segue a história de amor entre Charlie (Joe Locke), um menino tímido que sofreu bullying na escola após se assumir gay, e Nick (Kit Connor), um garoto popular, estrela do time de rugby e supostamente hétero. 

As HQs, que têm quatro volumes até o momento, continuarão a ser adaptadas pela Netflix, já que a empresa anunciou que Heartstopper foi renovada para mais duas temporadas. 

 

Logan (2017)

'Logan' conta a história do ex-X-Men que é perseguido pelo mercenário Donald Pierce. 

'Logan' conta a história do ex-X-Men que é perseguido pelo mercenário Donald Pierce.  Foto: Star+

O filme Logan foi inspirado no personagem dos quadrinhos de X-Men. A história se passa em 2029 e Logan (Hugh Jackman) ganha a vida como motorista de limousine para cuidar do Professor Xavier (Patrick Stewarte).

Debilitado fisicamente e esgotado emocionalmente, o herói é procurado por Gabriela (Elizabeth Rodriguez), uma mexicana que precisa da ajuda do antigo X-Men.

Ela precisa do auxílio de Logan para defender Laura Kinney/X-23 (Dafne Keen), mas ao mesmo tempo que se recusa a voltar à ativa, ele é perseguido por Donald Pierce (Boyd Holbrook), um mercenário que está interessado na X-23. O filme está disponível no Star+.

 

The Walking Dead (2010 - 2022)

Personagens da 1ª temporada de 'The Walking Dead'. Série é adaptada dos quadrinhos de Robert Kirkman.

Personagens da 1ª temporada de 'The Walking Dead'. Série é adaptada dos quadrinhos de Robert Kirkman. Foto: Fox

Sucesso no mundo todo, The Walking Dead é uma adaptação de uma série em quadrinhos de mesmo nome do autor Robert Kirkman e já foi indicada 16 vezes ao Prêmio Emmy.

A trama começa quando Rick Grimes (Andrew Lincoln), um vice-xerife da Geórgia, acorda de um coma e encontra um mundo dominado por mortos-vivos. Para se manter vivo e achar sua família, ele deve liderar um grupo de sobreviventes.

O seriado chegará ao fim em 2022, mas deu origem a dois spin-offs: Fear The Walking DeadWorld Beyond. Além disso, novas produções dentro do universo devem ser produzidas em 2023.

 

Riverdale (2017 - atualmente)

Elenco da série 'Riverdale' conta com Lili Reinhart, Camila Mendes, Cole Sprouse e K.J. Apa.

Elenco da série 'Riverdale' conta com Lili Reinhart, Camila Mendes, Cole Sprouse e K.J. Apa. Foto: Divulgação/CW

Com Cole SprouseLili Reinhart, a série é inspirada nos personagens da Archie Comics, história que ficou tão popular nos anos 1940 nos Estados Unidos que acabou dando nome à editora que a distribuía.

O seriado acompanha um grupo de adolescentes que se vê envolvido em muitos mistérios e dramas após a morte de um garoto popular da pequena cidade de Riverdale.

Aos poucos, Arhie, Betty, Jughead e Veronica descobrem os perigos da cidade e são imersos em um mundo de gangues, dinheiro e muitos segredos, enquanto estão passando pelos tradicionais problemas da adolescência. 

 

Deadpool (2016)

'Deadpool' conta a história de Wade Wilson, que é diagnosticado com câncer terminal, se recupera e ganha poderes.

'Deadpool' conta a história de Wade Wilson, que é diagnosticado com câncer terminal, se recupera e ganha poderes. Foto: 20th Century Fox

Deadpool veio diretamente das histórias da Marvel para as telonas. O ex-militar e mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds) é diagnosticado com câncer terminal, mas tem a chance de curar a doença em uma sinistra experiência científica.

Após se recuperar, com poderes e um incomum senso de humor, Wade Wilson torna-se Deadpool e busca vingança contra o homem que destruiu sua vida. 

 

MIB - Homens de preto (1997)

'MIB: Homens de Preto' tem Tommy Lee Jones e Will Smith no elenco.

'MIB: Homens de Preto' tem Tommy Lee Jones e Will Smith no elenco. Foto: Star+

Com Tommy Lee Jones e Will Smith no elenco, a história do filme foi baseada na HQ The Men in Black escrita por Lowell Cunningham, ilustrada por Sandy Carruthers e publicada originalmente pela Aircel Comics. A publicação ganhou uma edição pela Marvel com o título MIB - The Men in Black

No longa, Kay (Tommy Lee Jones) e Jay (Will Smith) vivem os “homens de preto” e são o maior segredo já mantido no universo. Isso porque eles trabalham em uma agência não-oficial do governo e são responsáveis por monitorar todos os encontros alienígenas na Terra. 

Ao investigar uma série de atividades extraterrestres, descobrem um terrorista intergaláctico cuja missão é assassinar dois embaixadores de galáxias opostas. O filme tem a continuação MIB - Homens de Preto II (2002), ambos disponíveis no Star+.

 

Locke & Key (2020 - 2022)

Baseada nas HQs de mesmo nome de Joe Hill e Gabriel Rodriguez, essa série conta a história de três irmãos que se mudam para uma antiga casa da família após o assassinato do pai.

Logo eles descobrem que o local esconde muitos segredos e encontram chaves mágicas que dão poderes. Contudo, um espiríto demoníaco também quer as chaves e não vai parar até conseguí-las.

O seriado tem duas temporadas disponíveis na Netflix e terá sua conclusão com a terceira, que ainda não tem previsão de estreia na plataforma de streaming.

 

Alita - Anjo de Combate (2019)

'Alita - Anjo de Combate' conta história de uma ciborgue que foi abandonada em um ferro-velho.

'Alita - Anjo de Combate' conta história de uma ciborgue que foi abandonada em um ferro-velho. Foto: Star+

A história de Alita - Anjo de Combate conta a história da ciborgue Alita (Rosa Salazar) que foi abandonada em um ferro-velho de Iron City e é encontrada pelo cientista Dyson Ido (Christoph Waltz). O filme, que está disponível no Star+, foi baseado na HQ criada por Yukito Kishiro e publicado originalmente na revista Business Jump da Shueisha, de 1990 a 1995.

No longa, assim que Alita acorda, ela está sem memória e reconhecimento do mundo em que se encontra, mas segue determinada a conhecer seu passado e explorar suas habilidades surpreendentes. Ela também se torna uma poderosa caçadora de recompensas que combate forças mortais.

 

Hellboy (2004)

A história de 'Hellboy' foi inspirada em uma HQ da Marvel e rendeu a sequência 'Hellboy 2: O Exército Dourado'.

A história de 'Hellboy' foi inspirada em uma HQ da Marvel e rendeu a sequência 'Hellboy 2: O Exército Dourado'. Foto: Star+

A história de Hellboy (protagonista interpretado por David Harbour) é baseada na HQ da Marvel e conta a história de um garoto que é encontrado com aparência de demônio e a mão direita feita de pedra. Isso aconteceu devido a uma magia que foi usada pelos nazistas, perto do fim da 2ª Guerra Mundial, para eliminar seus inimigos.

Um dos rituais foi interrompido pelas forças aliadas e causou essa mudança na aparência do garoto, que passou a ser chamado de Hellboy e foi levado pelos Aliados. Sessenta anos depois, ele luta pelo bem e é chamado quando um estranho fenômeno, possivelmente, sobrenatural acontece. Hellboy e Hellboy 2: O Exército Dourado (2008) estão disponíveis no Star+.

 

Operação Big Hero (2014)

Operação Big Hero foi a primeira animação da Disney baseada em quadrinhos da Marvel. Por mais que seja inspirado na HQ, a história do filme acaba sendo bem diferente em sua temática e até no enredo.

Enquanto o quadrinho era mais focado em ação e trazia Baymax como um transmorfo que assumia aparência monstruosa em sua forma natural, a animação trouxe mais drama, dando foco às relações de Hiro — com seu falecido irmão Tadashi e com novos amigos.

O filme acompanha o garoto Hiro Hamada, que se une a outros heróis de San Fransokyo ao lado do robô Baymax para combater um misterioso vilão que utiliza invenções do garoto. O longa está disponível no Disney+.

 

O Mundo Sombrio de Sabrina (2018 - 2020)

Cena da série 'O Mundo Sombrio de Sabrina'.

Cena da série 'O Mundo Sombrio de Sabrina'. Foto: Netflix

Com quatro temporadas disponíveis na Netflix, o seriado é baseado no quadrinhos de mesmo nome da Archie Comics, mesmo empresa responsável por Riverdale. Na telinha, as histórias também se passam no mesmo universo e Sabrina (Kiernan Shipka) já chegou a fazer uma aparição na série.

O Mundo Sombrio de Sabrina conta a história de uma menina metade-bruxa e metade-mortal. Quando seu aniversário de 16 anos se aproxima, ela precisa escolher entre o mundo mágico e o mundo dos humanos, enquanto enfreta perigos que afetam sua família e amigos. 

 

Kick-Ass: Quebrando Tudo (2010)

Os filmes 'Kick-Ass: Quebrando Tudo' e 'Kick-Ass 2' estão disponíveis no Star+.

Os filmes 'Kick-Ass: Quebrando Tudo' e 'Kick-Ass 2' estão disponíveis no Star+. Foto: Star+

Essa também é uma história inspirada nos quadrinhos da Marvel. Kick-Ass: Quebrando Tudo conta a história de Dave (Aaron Johnson) que é um adolescente viciado em quadrinhos que está cansado de apanhar ou ser ameaçado. 

Em um belo dia, ele decide virar o super-herói “Kick-Ass” e mudar sua rotina, mas nem ele sabia como faria isso. Só que ao defender fantasiado (e apanhando mais ainda) um cara que levava uma surra, o vídeo com as imagens dele enfrentando o bandido caiu na internet e virou um fenômeno.

O que Dave não esperava era que isso o envolvesse no meio de um plano de vingança de Big Daddy (Nicolas Cage) e Hit Girl (Chloe Moretz) contra Frank D’Amico (Mark Strong), um mafioso da cidade, vivendo uma verdadeira e violenta aventura que mudaria para sempre a sua vida.

Quando as gravações do filme começaram, a terceira HQ acabava de ser lançada, e assim que as filmagens terminaram a quinta edição já estava nas bancas. A história do filme é a mesma da graphic novel, com apenas algumas diferenças no visual. Kick-Ass: Quebrando Tudo e Kick-Ass 2 estão disponíveis no Star+.

 

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais