Cinemas dos Estados Unidos recebem aviso sobre ataques de epilepsia em ‘Os Incríveis 2’

Redação - O Estado de S.Paulo

Uma sequência com luzes piscantes preocupou pais americanos e resultou em um posicionamento da Disney

Os cinemas norte-americanos foram orientados pela Disney a colocar avisos de ataque epiléptico nas salas onde 'Os Incríveis 2' está sendo exibido

Os cinemas norte-americanos foram orientados pela Disney a colocar avisos de ataque epiléptico nas salas onde 'Os Incríveis 2' está sendo exibido Foto: Disney - Pixar/Divulgação

Após uma campanha no Twitter, cinemas dos Estados Unidos receberam notificação da Disney para colocar um aviso de risco de epiléptico nas salas que estão exibindo o filme Os Incríveis 2. A cena em questão mostra flashes de luz por quase 90 segundos ininterruptos, que, além de ataques epilépticos, também podem causar enxaquecas e problemas na visão.

“Não estou chamando um boicote para Os Incríveis 2 ou que eles mudem o filme...só quero que a Disney/Pixar e os cinemas coloquem um aviso que há cenas com luzes piscantes”, escreveu a blogueira Veronica Lewis no Twitter. “Os pais têm que ter o direito de fazer uma decisão informada sobre algo que pode impactar a segurança dos filhos e pessoas com doenças crônicas têm o direito de saber potenciais gatilhos que existem no filme”, continuou.

Após mais de 10 mil retuítes dos avisos, a Disney se pronunciou e mandou o aviso para as redes de cinema americanas. “Caros clientes, Os Incríveis 2 contém uma sequência de luzes piscantes que podem afetar pessoas suscetíveis a epilepsia fotossensível ou outras fotossensibilidades”, diz o alerta.

O E+ entrou em contato com as principais redes de cinemas brasileiras para saber se o mesmo aviso foi enviado ao Brasil, mas até o momento não recebeu respostas.

Veja abaixo o aviso.