Cassia Kis soube 'quem matou Odete Roitman' meses antes do elenco de 'Vale Tudo'

Redação - O Estado de S.Paulo

À época, emissora afirmou que os próprios atores só teriam conhecimento do fato no dia do último capítulo

Cena em que Leila (Cassia Kis) atirava em Odete Roitman (Beatriz Segall) foi gravada em 6 de janeiro de 1989.

Cena em que Leila (Cassia Kis) atirava em Odete Roitman (Beatriz Segall) foi gravada em 6 de janeiro de 1989. Foto: Reprodução de 'Vale Tudo' (1989) / Globo

A atriz Cassia Kis revelou a forma como ficou sabendo que sua personagem em Vale Tudo, Leila, seria a responsável por matar Odete Roitman, vivida por Beatriz Segall, atriz que morreu na última quarta-feira, 5, aos 92 anos. 

"Primeiro que Dennis Carvalho chegou pra mim assim, uns três meses antes: 'Cassia, vou te dizer uma coisa. A Odete Roitman vai morrer e a Leila é quem vai matar. Mas você não pode contar pra ninguém, ok? Você guarda esse segredo?", contou em entrevista à rádio CBN.

Segundo a atriz, com o passar do tempo, acabou não tendo mais tanta certeza "Eu tanto guardei segredo que passaram-se dois, três meses eu falei assim: "Mas será que é a Leila mesmo que matou?"

"No dia, a gente foi gravar dentro do estúdio com o elenco inteiro, pra gravar uma cena longa ao final do dia, que ia ao ar às oito horas da noite", relembrou Cassia. 

À época, a emissora e a produção da novela davam a entender que ninguém do elenco tinha conhecimento do fato. 

"Era um esquema de guerra. Só eu, o Gilberto e o Daniel que sabíamos, só, mais ninguém", afirmou o diretor Dennis Carvalho em entrevista ao Memória Globo anos depois. 

VEJA TAMBÉM: Vale Tudo estreava há 30 anos; veja como os atores estão hoje​

Dois dias após a exibição do último capítulo da novela, o Fantástico cobriu os bastidores da produção e abordou os cuidados que envolviam a revelação do mistério "quem matou Odete Roitman".

"Foi um segredo guardado a sete chaves. Até a manhã de sexta-feira, dia do último capítulo da novela. Nem os principais suspeitos sabiam quem seria o assassino. Praticamente todos os atores de Vale Tudo foram convocados para as cenas finais mesmo sem ter de gravar. Motivo: despistar a imprensa".

Na sequência, era mostrado o momento da reunião do elenco, que foi gravada. "Quem é a assassina é a dona Leila", contou Dennis. Pouco depois, a atriz levantou-se e recebeu um abraço da própria 'Odete Roitman'.

Cassia Kis recebe abraço de Beatriz Segall em reunião do elenco de 'Vale Tudo'.

Cassia Kis recebe abraço de Beatriz Segall em reunião do elenco de 'Vale Tudo'. Foto: Reprodução de 'Fantástico' (1989) / TV Globo

"Parabéns, felicidades, tudo de bom!", disse Beatriz Segall. No dia em que a cena foi gravada, 6 de janeiro de 1989, Cassia fazia aniversário, completando 31 anos de idade.

Ainda à CBN, Cassia fez questão de valorizar o trabalho da colega após sua morte.

"Nossa rainha Beatriz Segall, essa atriz elegante, que sabia tudo. Uma beleza, um charme. [...] Não só como Odete Roitman, que entrou pra história da teledramaturgia. Pra mim foi uma referência de atriz que não vou esquecer nunca mais."