Agência da ONU para Refugiados realiza parceria com novela ‘Órfãos da Terra’

Redação - O Estado de S.Paulo

ACNUR colaborou para a montagem do campo cenográfico, cedeu camisetas e coletes para os atores

Acnur cede tenda para cenário de novela 'Órfãos da Terra', da TV Globo.

Acnur cede tenda para cenário de novela 'Órfãos da Terra', da TV Globo. Foto: ACNUR/Victor Moriyama

A novela da TV Globo Órfãos da Terra fechou parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A trama, que conta uma história de amor e empatia, tem como pano de fundo o universo de refugiados de diversos lugares do mundo, vítimas de guerras, conflitos e perseguições. Também serão retratadas histórias de pessoas que precisam fugir de seus países de origem por razões econômicas ou desastres naturais. 

A parceria entre o ACNUR e a novela inclui uma agenda de colaboração com as autoras Thelma Guedes e Duca Rachid, o elenco, o diretor artístico Gustavo Fernandez e a equipe de produção. 

A ONU auxiliou na montagem do campo cenográfico e disponibilizou tendas familiares que foram usadas na operação humanitária de Roraima e o atendimento aos venezuelanos. Esses equipamentos seriam descartados pela agência e foram reaproveitados. Também foram cedidas camisetas, coletes e outros materiais para garantir mais realismo em cena. 

Para o representante do ACNUR no Brasil, José Egas, esta será uma oportunidade de aproximar público brasileiro dos desafios e conquistas de pessoas refugiadas em busca de proteção. 

Grande parte dos refugiados que chegam hoje ao Brasil vem de países da África e da Síria, que vive em guerra civil há oito anos. Os sírios são o maior grupo entre as cerca de 10 mil pessoas reconhecidas como refugiadas.