'A gente não tinha oportunidades como agora', diz ator indígena de 'Aruanas'

Redação - O Estado de S.Paulo

Abraão Mazuruna e Kay Sara, que vivem Raoni e Payall na série, falam sobre representatividade na televisão

Raoni (Abraão Mazuruna) e Payall (Kay Sara) em cena de 'Aruanas'

Raoni (Abraão Mazuruna) e Payall (Kay Sara) em cena de 'Aruanas' Foto: Fábio Rocha / Globo / Divulgação

Abraão Mazuruna e Kay Sara, atores indígenas que interpretam os personagens Raoni e Payall na série Aruanas, da Globo, falaram sobre a importância da representatividade na TV.

"Há muitos anos, a gente não tinha oportunidades como temos agora. Na minha etnia, Matsés, eu sou o primeiro ator que surgiu", afirma Abraão em entrevista divulgada pela Globo nesta segunda-feira, 8.

Na sequência, continua: "É importante representar nacionalmente os indígenas para mostrar que nós também temos a capacidade de mostrar nosso povo, sermos inteligentes, atuar, fazer o que quisermos".

Kay Sara acompanha o pensamento do colega: "Quando uma pessoa se vê na TV, no cinema ou na publicidade, ela se sente incluída no ambiente em que vive. Na minha vida toda, e muito antes, todos os filmes sempre foram feitos por não indígenas. Nossas referências são essas."

"Quando aparece qualquer outro tipo de pessoa miscigenada, você começa a ver que você também pode trabalhar com isso. Acaba se tornando uma pessoa existente dentro da sociedade", prossegue.

Sobre a preparação para dar vida a seu personagem em Aruanas, Mazuruna comentou: "Nasci na aldeia 31, no Rio Solimões. Quando criança, eu vivi na realidade aquilo que meu personagem viveu na ficção."

Aruanas foi lançada para o Globoplay, serviço de streaming da Globo, em julho de 2019. Atualmente, a série é exibida às terças-feiras na Globo, após Fina Estampa.

VEJA TAMBÉM: Relembre personagens indígenas marcantes da TV

João Miguel Júnior / Globo
Ver Galeria 10

10 imagens