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Segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil será lançada em SP

Relatório nacional agrega informações das 30 maiores marcas e varejistas do setor; evento gratuito é aberto ao público

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Por Ludimila Honorato
Atualização:
Empresas de moda foram avaliadas quanto a crescimento econômico sustentável e igualdade de gênero. Foto: Amanda Perobelli/Reuters

A segunda edição do Índice de Transparência da Moda Brasil será lançado no dia 10 de dezembro, em evento gratuito aberto ao público, na cidade de São Paulo. O relatório reúne informações públicas de 30 grandes marcas e varejistas do setor a fim de estimular a cultura da prestação de contas e avaliar o grau de comprometimento das empresas com questões relacionadas à produção sustentável. O documento global, lançado em abril, analisou 200 empresas.

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Lançado pelo Fashion Revolution, o índice deste ano destaca quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. São eles: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; e tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.

No Brasil, a pesquisa foi feita pela equipe do Fashion Revolution Brasil e contou, na primeira edição, com a parceria técnica do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). Confira o relatório global de 2019 clicando aqui e veja a edição brasileira de 2018 neste link.

As informações foram coletadas nos canais de divulgação de 30 empresas nacionais, como sites e relatórios de responsabilidade social corporativa ou de sustentabilidade. O material foi classificado em cinco categorias: Políticas e Compromissos, Governança, Rastreabilidade, Conhecer, Comunicar e Resolver e Tópicos em Destaque.

Além do lançamento do Índice de Transparência da Moda, haverá um painel para discutir os reflexos do relatório no setor de moda. Mediado por Eloisa Artuso, diretora educacional da Fashion Revolution Brasil, o debate conta com a presença confirmada de Neli Oliveira dos Anjos, gestora de projetos do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante e Viviana Santiago, pedagoga especialista em gênero e raça. Para participar do evento, é necessário fazer inscrição gratuita neste site.

Serviço

Lançamento da 2ª edição do Índice de Transparência da Moda Brasil Data: 10 de dezembro de 2019Horário: das 9h às 12hLocal: Unibes Cultural - Rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros

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