PUBLICIDADE

Quer se livrar das axilas escuras? Dermatologista explica as principais causas do problema

Depilação com lâmina não é o único motivo do escurecimento da pele. Entenda

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Grande parte das mulheres sofre com o escurecimento das axilas Foto: Reprodução/Pinterest

Grande parte das mulheres sofre com o escurecimento das axilas, principalmente no verão. A estação mais quente do ano pede roupas mais curtas e muita pele à mostra. 

PUBLICIDADE

A dermatologista Luciana Garbelini explica que a depilação com lâmina não é o único motivo do escurecimento da pele da virilha e da axila. "Pessoas com sobrepeso, ou que realizam atividades que causam atrito no local, ficam com maior pigmentação", conta. 

"Qualquer tipo de depilação que deixa a região irritada, seja cera ou lâmina, pode causar a hiperpigmentação." O efeito na pele das axilas, virilhas e no pescoço também pode indicar disfunção hormonal ou resistência à insulina, então o acompanhamento médico é indispensável. 

Na internet, existem diversas receitas caseiras para acabar com o problema, como passar a pomada Bepantol ou limão nas manchas. De acordo com Luciana, as técnicas não têm o efeito comprovado. "O Bepantol tem bepantenol e vitamina B5, que ajuda a regenerar a pele, mas não tem função clareadora. Ao usar qualquer tipo de hidratante, o atrito diminui, mas as manchas não somem". 

Já a solução caseira de limão é ainda mais perigosa. A fruta contém ácido cítrico, que pode manchar ainda mais a região. "É impossível saber a quantidade exata de ácido que você está aplicando. Isso acaba sendo mais prejudicial do que benéfico." 

Para tratar as manchas, procure um dermatologista.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.