Por que assistir TV pode ser bom para as criancinhas

Gemma Taylor - O Estado de S.Paulo

Após assistirem a um programa de televisão infantil educativo, crianças em idade de andar conseguem contar até cinco e podem aprender a ler um mapa simples exibido no programa

Má reputação. Em sua declaração de política de 2011, a Academia Americana de Pediatras reportou que assistir televisão estava associado a uma redução geral das interações entre pais e filhos e de brincadeiras criativas de crianças, quer o televisor estivesse no primeiro ou no segundo plano. A televisão em si não oferece uma situação de aprendizado ideal para crianças.

Ajudar crianças a aprenderem com a televisão. Ainda há esperança para programas infantis educativos na TV. Os produtores de televisão infantil e os pais podem empregar algumas técnicas para melhorar o aprendizado da TV e apoiar a transferência de conhecimento de crianças para o mundo real. Uma razão porque crianças com frequência pedem para assistir várias vezes aos mesmos programas de TV é que elas aprendem melhor quando repetidamente expostas à mesma coisa.

Além disso, quanto mais familiar o personagem de TV, é mais provável as crianças aprenderem de um programa de televisão com esse personagem. A repetição ajuda crianças a armazenarem representações mais detalhadas da informação em sua memória.

Tradução de Celso Paciornik