Os segredos do cabelo de Gisele Bündchen

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

Profissionais analisam porque os fios volumosos, sexy e ondulados viraram uma referência de estilo

Os "fios de ouro" de Gisele Bündchen são muito copiados nos salões

Os "fios de ouro" de Gisele Bündchen são muito copiados nos salões Foto: Mario Anzuoni/Reuters

A beleza de Gisele Bündchen é um conjunto incontestável. Ninguém se arriscaria a apontar uma parte do corpo ou rosto como responsável pelo sucesso da über model, porém, é fato que seus fios loiros e ondulados são uma referência, um patrimônio, um negócio.  

Qualquer cabeleireiro que ouça de uma mulher "quero o cabelo de Gisele Bündchen" sabe exatamente o que fazer. E esse pedido é bastante recorrente, seja para explicar as ondas soltas ou o tom dourado. A mais nova moda é nomear a mistura de tonalidades dos fios da modelo de "tortoiseshell hair" ou "efeito tartaruga".

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Mas qual é o profissional por trás desse cabelo tão copiado? Como a top model internacional que é, ela já foi arrumada por diversos cabeleireiros em semanas de moda por todo o mundo, eventos e campanhas publicitárias. Tanto que os profissionais que já trabalharam com Gisele no Brasil evitam falar sobre 'o segredo do cabelo Bündchen'. Enfim, quem tem que brilhar é ela, ou melhor, seus fios cor de ouro. 

Wanderley Nunes, dono da rede de salões Studio W, atendeu Gisele no começo da carreira da modelo, há 20 anos. A adolescente gaúcha tinha o cabelo um pouco mais escuro, mas desde então a textura e o corte não mudaram muito. "Ela manteve a identidade. Às vezes um pouco mais repicado, às vezes um pouco mais loiro, ela não é uma camaleoa. Ela está sempre com o cabelo impecável", afirma o cabeleireiro. Nunes também conta que sempre foi tranquilo trabalhar com a modelo, pois ela valoriza e é carinhosa com os profissionais que estão a sua volta.

Harry Josh, cabeleireiro canadense radicado nos EUA, é apontado como o autor responsável pelas mais recentes - e sutis - mudanças: um corte que reduziu alguns centímetros e um tom de loiro mais claro. Josh já assinou a beleza de capas de publicações como Harper Bazaar, Numero, British Vogue, GQ, Allure, Teen Vogue e V Magazine.

Na última ocasião em que as madeixas de Gisele Bündchen brilharam no Brasil, foi para um evento da Pantene. A modelo é garota-propaganda da marca de produtos de cuidado para os cabelos desde 2007, quando a empresa Procter & Gamble retomou a venda da Pantene aqui no país natal da top. Gisele recebe todos os produtos em casa seis meses antes do lançamento e chegou a conhecer as instalações da P&G nos Estados Unidos. 

A diretora de marketing e comunicação da Procter e Gamble, Gabriela Onofre, conta que Gisele tem muita curiosidade sobre a função dos produtos para as consumidoras. "Pesquisamos quem era o ícone no assunto cabelo bonito e ouvíamos muito 'Gisele, Gisele, Gisele'. O cabelo dela era muito desejado, porque ele é saudável, natural, não é um cabelo escorrido tem uma ondulação natural."

A executiva não revelou em números, mas garantiu que o contrato não impede mudanças nos cabelos.

O papel como embaixadora da Pantene fez com que a modelo desfilasse na passarela… do sambódromo carioca. Em 2011, a marca patrocinou a apresentação da escola de samba Unidos da Vila Isabel. A agremiação entrou na avenida com o enredo "Mitos e histórias entrelaçadas pelos fios de cabelo". Gisele sambou em cima de um carro alegórico e vestida de dourado.

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