PUBLICIDADE

Mario Queiroz narra história da moda masculina em exposição

Mostra em cartaz no Senac Faustolo conta a trajetória do estilista em vinte anos de profissão

Por Maria Rita Alonso
Atualização:
A trajetória do estilista Mário Queiroz pode ser conferida na exposição "20 Anos de Moda Masculina de Mario Queiroz. Rupturas” 

Mário Queiroz fez história na moda masculina como um dos mais transgressores estilistas brasileiros. Sua marca, criada em 1995, teve coleções apresentadas no antigo Phytoervas Fashion, na Casa de Criadores e no São Paulo Fashion Week até 2013. O melhor dessa trajetória pode ser conferido na exposição "20 Anos de Moda Masculina de Mario Queiroz. Rupturas”, aberta na última segunda-feira, 03, no prédio da unidade do Senac Faustolo, na Lapa.

“Tenho um grande acervo e estava pensando em doá-lo quando percebi que ele contava uma história e merecia uma exposição”, diz Queiroz, que hoje atua como professor,pesquisador e consultor de estilo. Na mostra, as roupas estão dispostas em manequins elegantes, formando um panorama o trabalho do estilista, cuja carreira é marcada por lideias e looks transgressores. Entre as peças de destaque, estão um top cropped com gola rolê, uma saia longa em lã, camisas de marinheiro e um capuz com referências punk. 

PUBLICIDADE

A questão do gênero

Assunto em alta na moda hoje, o debate dos gêneros masculino e feminino é tema recorrente para Queiroz, que sempre introduziu elementos do vestuário das mulheres, como estampas e modelagens ajustadas, em peças para homens. Além dos looks, a exposição conta com fotos de campanhas, desfiles e do processo criativo do estilista. “Achei importante esmiuçar croquis e imagens que me trouxeram inspiração em cada trabalho que fiz”, explica. 

Para pensar no papel dos homens de hoje e do futuro, Queiroz organizou também um ciclo de debates, o Fórum de Discussão do Masculino, que marca a abertura do evento Homem Brasileiro 2015. Entre os palestrantes estavam o personal trainer Cris Parente, que falou sobre a relação do homem com o corpo, e Danielle Dantas, líder do WGSN Mindset na América Latina, que abordou as atuais e novas possibilidades do universo masculino. 

A mostra fica em cartaz até o dia 28 de agosto.

De segunda a sexta das 8h às 21h, e sábados das 8h às 14h

Publicidade

Rua Faustolo, 1347 - Lapa, São Paulo - SP

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.