'Maquiagem é diversão'

François Nars, maquiador francês radicado nos Estados Unidos, fala sobre seu processo criativo, a história de sua marca que completa 20 anos e como vê as tendências de beleza

PUBLICIDADE

Por Maria Cecília Prado
Atualização:
Retrato de François Nars, maquiador, fotógrafo e diretor criativo da marca Nars Foto: Divulgação

Faro comercial, criativo e um jeito muito próprio de interpretar a maquiagem. São conceitos como esses que vêm à mente quando se pensa em François Nars. Afinal, não é todo maquiador que constrói uma marca própria de sucesso, cria blockbusters regularmente, fotografa suas campanhas publicitárias e controla, da idealização à imagem final, tudo que se refere aos produtos que inventa, independentemente de seu vínculo com um grande conglomerado da beleza (desde 2000, a dona da grife é a japonesa Shiseido - François permanece como seu diretor criativo).Como parte das comemorações pelos 20 anos da Nars - que começou com apenas 12 batons disponíveis em um único ponto de venda e que hoje comercializa mais de 400 produtos em 65 países -, François Nars abriu espaço em sua agenda para conversar com o canal de Moda do Estadão.

PUBLICIDADE

Como é o seu processo criativo?

Trabalho com um pequeno grupo de pessoas [os maquiadores, por exemplo, são apenas 14 no mundo todo] que compreende meus pontos de vista e que consegue transformá-los em produtos. Além disso, idealizo todas as imagens e visuais que dizem respeito à marca Nars. Quando você tem muita gente envolvida no processo criativo, o conceito se torna diluído e se perde. A preocupação de preservar um espírito jovem também faz muita diferença.

Por que você decidiu se tornar o fotógrafo das suas próprias campanhas publicitárias?

Em 1996, quando decidimos anunciar pela primeira vez, o budget era pequeno. Pegar a câmera acabou sendo um movimento natural - quem seria melhor para interpretar meu ideal de beleza do que eu mesmo? Além disso, sempre tive a sorte de fotografar mulheres bonitas, como Linda Evangelista, Guinevere Van Seenus, Naomi Campbell, Amber Valetta e Daria Strokous, a estrela da campanha atual.

De onde tira inspiração para as coleções?

Lugares para os quais viajei, filmes das décadas de 1950, 1960 e 1970, Paris (um lugar muito especial para mim), exposições que visitei e até mesmo pessoas que caminham pela rua. Posso ver uma roupa que alguém está usando ou registrar a cor de um cabelo e desenvolver paletas a partir desses tons. Livros também podem me transportar para outros universos e estimular o meu trabalho. A maneira que crio as coleções é muito espontânea, nada é muito planejado.

Publicidade

Quais produtos são mais especiais para você?

O Blush Orgasm, lançado em 1999, é especial por ser versátil; serve para todas as nuances de pele e traz luminosidade e um rubor natural. O interessante é que considero o blush um produto essencial no ritual da maquiagem - uma crença herdada de minha mãe, que não vivia sem ele. O bronzant Laguna [idolatrado por maquiadores por criar um bronzeado natural, sem brilhos excessivos] e o batom Schiap [com acabamento mate e tom fúcsia] são outros itens campeões.

Depois de um passar um período afastado das semanas de moda, você voltou a assinar desfiles em 2009, desenvolvendo looks de beleza para o estilista Marc Jacobs - uma parceria que se mantém até hoje. O que ainda o desafia a enfrentar a correria desses eventos?

A Semana de Moda de Nova York estava trazendo looks muito naturais e sem graça, quis retornar para levar um novo olhar para a beleza da passarela. Nossa primeira colaboração [outono-inverno 2009/2010] teve como tema “Nova York à noite nos anos 1980” e me inspirou a criar looks impactantes, teatrais, com um twist de balada. Vivemos, Marc e eu, essa era juntos. Tínhamos a cumplicidade necessária para trazer esse tipo de energia de volta.

PUBLICIDADE

Que tendências de beleza você identifica no horizonte?

Tento manter uma certa distância das tendências, prefiro balancear as novas informações - de texturas, de cores - que surgem em cada temporada com referências clássicas. A mulher nunca vai errar juntando um olho com contornos definidos e uma boca poderosa ou um sombreado mais esfumado e um batom natural. São looks que vão além das propostas de uma só estação. Para as mais ousadas, recomendo juntar dois elementos fortes: olho esfumado e batom de cor intensa. Maquiagem é diversão, e se você não gostar do resultado, sempre é possível tirar tudo e recomeçar a produção.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.