Livro ensina 82 penteados para fazer em casa

Anna Rombino - O Estado de S.Paulo

Em "Paixão por Cabelos", a australiana Christina Butcher ensina o passo a passo de diferentes estilos de cabelo

O livro "Paixão por cabelos" ensina a fazer 82 penteados em casa 

O livro "Paixão por cabelos" ensina a fazer 82 penteados em casa  Foto: Divulgação

Trança de raiz, coque bagunçado, fios meio presos: acaba de ser lançado no Brasil um livro com 82 penteados diferentes, dos clássicos ao moderninhos, para fazer em casa. Em "Paixão por Cabelos", publicado pela editora Sextante, a australiana Christina Butcher ensina o passo a passo de visuais que fazem sucesso em seu blog, o "Hair Romance". Todos os penteados são ilustrados e oferecem informações práticas, como as ferramentas necessárias para criar o visual, se há necessidade de contar com a ajuda de outra pessoa, para que tipo e tamanho de cabelo é mais indicado, além de exemplos de quando e onde pode ser usado. Há ainda um glossário e indicações de cursos e informações.

Divulgação
Ver Galeria 7

7 imagens

"Independentemente do penteado, um bom corte irá lhe poupar tempo todas as manhãs", diz Christina. Ela fala com conhecimento de causa. Dona de fios cacheados, a autora não se acertava com o próprio cabelo. Até que um novo corte mudou sua vida. "Ficou incrível! Eu comecei a amar meu cabelo e ele me amou de volta", conta. A partir dai, sua paixão pelo assunto cresceu e se transformou no blog "Hair Romance", que hoje é sua principal fonte de renda. Sobre o novo livro e os penteados do momento, Christina fala na entrevista a seguir.

Comece a amar seu cabelo e nunca mais tenha um 'bad hair day'. Pare de brigar com seus fios e aceite sua textura única. 
 

Quais tipos de penteado você ensina no livro? 

Criei uma variedade de estilos que se encaixam para todos, desde os iniciantes até cabeleireiros profissionais. Amo os penteados que são rápidos e fáceis de fazer em casa. 

Existe um mais indicado para os iniciantes?

Definitivamente, comece com o coque rosquinha. Ele é muito fácil de fazer, mas parece que você gastou muito tempo arrumando. 

E qual é o penteado mais elaborado? 

O mais difícil é o "French Fishtail Chignon", uma espécie de coque com trança espinha de peixe. A técnica não é tão complicada, mas os braços cansam.

Que dica você daria para as mulheres que não se acertam com o próprio visual? 

Invista em um bom corte. Ele deixa o seu cabelo mais fácil de modelar, além de fazer você se sentir linda. Pergunte àquela amiga cujo look você admira quem é o cabeleireiro dela. Uma recomendação pessoal sempre funciona. Comece a amar seu cabelo e nunca mais tenha um "bad hair day". Pare de brigar com seus fios e aceite sua textura única. 

O que toda mulher deveria ter em casa para se aventurar a fazer penteados? 

Grampos de boa qualidade e pequenos elásticos . Dá para fazer quase tudo com esses dois itens. 

Qual penteado é o favorito das australianas? 

As australianas são muito tranquilas. Adoramos um coque alto bagunçado, especialmente depois de sairmos da praia. 

E qual combina com o estilo da brasileira? 

Acho que a tiara de tranças será bem popular no Brasil. Muitas mulheres tem o cabelo comprido e adoram usá-lo solto. As tranças adicionam aquele pequeno detalhe e fazem de seu cabelo seu melhor acessório. 

Capa do livro "Paixão por cabelos", escrito pela blogueira australiana Christina Butcher

Capa do livro "Paixão por cabelos", escrito pela blogueira australiana Christina Butcher Foto: Divulgação