Kendall e Kylie Jenner se envolvem em discussão sobre apropriação cultural

Redação - O Estado de S.Paulo

Marca das irmãs está sendo acusada de copiar roupas usadas por latinas

Look da campanha da marca está sendo criticada por ser parecido com o visual das 'cholas'

Look da campanha da marca está sendo criticada por ser parecido com o visual das 'cholas' Foto: REUTERS/David McNew

Novamente, a marca Kendall + Kylie, das irmãs Jenner, está sob os holofotes por causa de uma polêmica. Desta vez, a grife está sendo acusada de apropriação cultural por causa de um look na campanha da marca que lembra o visual das latinas que moram nos Estados Unidos. 

A foto criticada é uma em que uma moodela aparece com calças largas, sutiã de renda, camisa de flanela com dois botões abotoados e brincos de argolas, visual associado às 'cholas', estilo adotado entre mexicanas e latinas que vivem nos Estados Unidos e usam calças largas, tops cropped, sobrancelhas finas e batom um pouco para fora dos lábios. 

A questão foi apontada em um tweet de Ashley Sherengo, que escreveu: "@KendallJenner @KylieJenner vocês nunca têm suas próprias ideias? #AbutresDeCulturas." A publicação teve mais de 7 mil interações, entre elas da tatuadora Kat Von D, que escreveu: "malditas posers". 

Procurada pelo portal norte-americano Refinery29, Ashley explicou a problemática na campanha da marca Kendall + Kylie. "Quando nós, latinas e mexicanas, usamos flanela e calças largas, somos mal vistas. Mas quando elas o fazem, é moda", disse. "A estética chola é o resultado da improvização de mulheres fazendo muito com o pouco que suas famílias podiam bancar." 

A foto foi retirada do ar, porém a camisa continua à venda no site da marca.