Guia de etiqueta: onde e quando usar chapéu

Saiba em que ocasiões vale apostar no acessório e em quais é melhor evitá-lo

PUBLICIDADE

Por Marília Marasciulo
Atualização:
Com exceção de chapéus pequenos e que funcionam como enfeite para os cabelos, todos os outros modelos devem ser tirados em lugares fechados Foto: Graciella Starling/Divulgação

Que os chapéus floppy, coco e canotier estão em alta, você já sabe. Mas, agora, resta a dúvida: em que situações eles podem ser usados? A resposta é simples: em qualquer uma, desde que você esteja ao ar livre.

PUBLICIDADE

Segundo a consultora de etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo, com exceção de chapéus pequenos e que funcionam como enfeite para os cabelos, todos os outros modelos devem ser tirados em lugares fechados. “O chapéu é, essencialmente, uma peça para proteger a cabeça, principalmente em locais onde faz muito frio”, afirma. É por isso que, em países com inverno rigoroso, o serviço de chapelaria em ambientes fechados é comum. 

Como no Brasil o chapéu acaba tendo a função de enfeitar ou proteger do sol, nem todos os lugares possuem essa facilidade - o que não é justificativa para deixá-lo sobre a mesa. “Não faça isso em hipótese alguma”, diz Claudia. "Apoie-o sobre o colo ou pendure-o na cadeira ao entrar em ambientes fechados."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.