Gucci inaugura espaço de criatividade e inovação na Itália

Redação - O Estado de S.Paulo

Situado em Casellina, o ArtLab deve alavancar a produção da marca de luxo

As paredes externas do ArtLab contam com obras de artistas colaboradores da Gucci

As paredes externas do ArtLab contam com obras de artistas colaboradores da Gucci Foto: Cortesia Gucci

Uma das marcas mais valiosas do mercado de luxo, a Gucci acaba de inaugurar o ArtLab, um espaço em Casellina, nos arredores de Florença, pensado para alavancar os processos criativos e de inovação da grife italiana. Com uma área de mais de 37 mil metros quadrados e mais de 800 colaboradores, o espaço reunirá o centro de trabalho artesanal industrial a um laboratório de experimentação, com o objetivo de desenvolver novas ideias para artigos de couro e sapatos. 

A iniciativa surge como uma forma de atender a alta demanda por produtos da Gucci, que quase dobrou nos últimos três anos, desde que o estilista Alessandro Michele assumiu a direção criativa. A etiqueta é hoje a de maior faturamento dentro do grupo francês Kering, que engloba também marcas como Saint Laurent e Balenciaga. 

Com o ArtLab, Gucci quer trazer propostas inovadoras para sua produção industrial

Com o ArtLab, Gucci quer trazer propostas inovadoras para sua produção industrial Foto: Cortesia Gucci

Para Marco Bizzarri, presidente e CEO da Gucci, “a inauguração do Gucci ArtLab representa definitivamente uma das conquistas de maior destaque na jornada sem precedentes da Gucci nos últimos três anos, e um dos mais significativos investimentos industriais atualmente em nosso país.” Segundo ele, o projeto é uma “comprovação da crença em criatividade, trabalho artesanal, inovação, tecnologia e sustentabilidade” da grife.

Toda a decoração segue o característico estilo de Michele – multicolorido e extravagante. Na fachada do edifício, estão painéis com obras de artistas como Coco Capitan, Angélica Hicks e Unkilled Worker, colaboradores frequentes da marca. 

Decoração do espaço segue o estilo maximalista de Alessandro Michele

Decoração do espaço segue o estilo maximalista de Alessandro Michele Foto: Cortesia Gucci