Fotógrafa de moda ganha exposição inédita em São Paulo

Redação - O Estado de S.Paulo

A partir do dia 9 de março, a Galeria Mario Cohen sedia a mostra ‘Divas’, com obras da alemã Ellen von Unwerth

Ellen ficou conhecida por suas fotos coloridas e divertidas

Ellen ficou conhecida por suas fotos coloridas e divertidas Foto: Ellen von Unwerth/ Galeria Mario Cohen/ Divulgação

Por causa de sua estética sensual e divertida, a alemã Ellen von Unwerth é uma das principais fotógrafas de moda da atualidade. Ela começou sua carreira no universo fashion como modelo ao ser descoberta por John Casablancas, empresário norte-americano fundador da Elite Models, mas o sucesso veio quando tomou o lugar atrás das câmeras - seu primeiro trabalho reconhecido nesta indústria foi com Claudia Schiffer para a marca Guess. 

Nos anos 1990, Ellen foi na contramão da estética grunge, que valorizava mulheres extremamente magras, sérias e até com aspecto doente, fazendo retratos coloridos, divertidos e sensuais, mas sem objetificar suas modelos, as retratando como mulheres fortes e, segundo ela mesma, com um olhar naturalmente feminista. 

Gisele Bündchen na ilha de Saint Tropez em 2004

Gisele Bündchen na ilha de Saint Tropez em 2004 Foto: Ellen von Unwerth/ Galeria Mario Cohen/ Divulgação

Agora, pela primeira vez, a obra da alemã ganha uma exposição própria no Brasil, batizada de Divas, na Galeria Mario Cohen, em São Paulo, com apoio da grife Loungerie. Os curadores Nadine Barth e Mario Cohen selecionaram 30 fotografias marcantes de sua carreira, muitas delas retiradas de seu último livro Baviera, publicado pela editora Taschen em 2017 - entre as modelos retratadas estão Kate Moss, Naomi Campbell e as brasileiras Gisele Bündchen e Alessandra Ambrósio. 

“Quando Ellen fotografa uma mulher, temos de fato algo próximo a uma deusa, porque elas existem por méritos próprios, são autoconfiantes e seduzem de maneira cativante. São divas conscientes de seu fascínio, seja em grandes aparições ou despretensiosas em atitudes triviais, como no ato de abrir a porta da geladeira”, conta Nadine.

A exposição Divas fica em cartaz entre os dias 9 e 20 de março na Galeria Mario Cohen, em São Paulo, de segunda a sábado, com entrada franca. 

Alessandra Ambrósio, no Rio de Janeiro, em foto de 2014

Alessandra Ambrósio, no Rio de Janeiro, em foto de 2014 Foto: Ellen von Unwerth/ Galeria Mario Cohen/ Divulgação