Fenômeno da cultura sneaker ganha uma Bíblia para chamar de sua

Redação - O Estado de S.Paulo

Publicação lançada pela Taschen revê mais de 100 anos de história de tênis em 672 páginas

O ‘eBay’ Dunk, modelo exclusivo leiloado para caridade em 2003 cujo lance vencedor chegou a 26 mil dólares - o comprador ganhou um em seu tamanho enquanto o original foi destruído

O ‘eBay’ Dunk, modelo exclusivo leiloado para caridade em 2003 cujo lance vencedor chegou a 26 mil dólares - o comprador ganhou um em seu tamanho enquanto o original foi destruído Foto: Divulgação Nike/Taschen

Uma das mais representativas manifestações da moda de rua das últimas décadas, a cultura sneaker enfim ganha uma publicação para chamar de sua. Sneaker Freaker - The Ultimate Sneaker Book não é o primeiro, mas é certamente um dos mais robustos dedicado aos tênis.

Editado a partir de informações dos 15 anos da plataforma Sneaker Freaker, fundada pelo australiano Simon “Woody” Wood, ele revê quase um século de lançamentos, examinando as nuances de seus designs até o fenômeno que os elevou ao status de objeto de desejo, artigo de luxo e item de colecionador.

O modelo da Reebok Freestyle Aerobics, dos anos 1980

O modelo da Reebok Freestyle Aerobics, dos anos 1980 Foto: Education Images/UIG via Getty Images/Taschen

Entram aqui capítulos dedicados a clássicos, entre eles Air Max e Air Force, ambos da Nike, assim como os modelos da Converse, de Kanye West, Dapper Dan e Michael Jordan, além de outros mais obscuros, conhecidos apenas por insiders, como os lançados pela grife de hip-hop Troop, nos anos 1980 e 90, e pela marca skater Vision Street Wear.

A capa de 'Sneaker Freaker', uma espécie de Bíblia dedicada aos tênis

A capa de 'Sneaker Freaker', uma espécie de Bíblia dedicada aos tênis Foto: Divulgação Taschen

Com 672 páginas, Sneaker Freaker é uma espécie de Bíblia dedicada aos tênis. Lançado pela editora Taschen, tem dimensões robustas (21 x 31,5 cm) e está à venda na Amazon por cerca de 40 dólares.

O jogador de basquete Walter 'Clyde' Frazier na campanha de um modelo da Puma, de 1972

O jogador de basquete Walter 'Clyde' Frazier na campanha de um modelo da Puma, de 1972 Foto: Arquivo Puma/Taschen

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Um protótipo, de 1992, de um Reebok Pump jamais lançado

Um protótipo, de 1992, de um Reebok Pump jamais lançado Foto: Sneaker Freaker/Taschen

Duas das 672 páginas do livro, aqui com o rapper Kanye West e sua marca sensação Yeezy

Duas das 672 páginas do livro, aqui com o rapper Kanye West e sua marca sensação Yeezy Foto: Sneaker Freaker/Taschen