Com 150 mil cristais Swarovski é possível criar algo em torno de 10 mil pulseiras no estilo Riviera. É muito brilho - e exatamente o número de pedras que adorna o longo assinado por Vincenzo Visciglia, arquiteto e estilista paulista, que foi convidado pela marca austríaca especialista em cristais para criar a peça. O vestido, de silhueta sequinha com leve abertura do tipo sereia na barra, mangas compridas e gola fechada, ainda está sendo construído e deve ser apresentado ao público no final de setembro, durante um evento de moda em Dubai, nos Emirados Árabes, onde o designer vive há seis anos. Por ter tantas pedras, o item custará mais de 40 mil euros. Nada que assuste a clientela abastada de Vincenzo. "Uma vez um cliente me pediu que projetasse um ambiente que tivesse paredes com cristais, então, desenvolvi uma tinta de Swarovski”.
Natural de Tatuí, cidade de 100 mil habitantes no interior de São Paulo, ele mudou-se aos 12 anos com a família para Miami, nos Estados Unidos. Acabou fazendo faculdade de arquitetura por lá e, em 2009, começou a trabalhar em Dubai. “O plano era passar três meses para conhecer a arquitetura local, que é supermoderna, mas, acabei gostando e resolvi ficar”, conta. Hoje, Vincenzo assina palácios e casas de xeiques bilionários e restaurantes frequentados pela alta sociedade árabe. “Fiz um palácio, na Arábia Saudita, para um xeique. Dentro da casa, ele pediu uma bananeira, uma tamareira e um limoeiro. Imagine dentro de uma casa ter todas essas árvores”, diz.
O sucesso na arquitetura se estende à moda. Além de projetos especiais como a colaboração para a Swarovski, Vincenzo comanda uma grife própria de roupas, a AAVA, a qual costuma definir como de ‘alta-costura para o dia-a-dia’. Apesar de não serem confeccionadas no Triangle d’Or, em Paris, como pede a patente da alta-costura, as peças têm pompa, cortes bem feitos e tecidos arrojados. “São roupas casuais, mas o acabamento é minucioso”, diz. “Sentia que as mulheres daqui precisavam de algo assim”.
A marca também conta com uma linha de vestidos de festa, que é vendida em multimarcas de Dubai. Ainda este ano, Vincenzo abrirá as portas da sua primeira loja própria, no complexo de luxo D3 (Dubai Design District). O espaço, claro, foi projetado por ele. “O espaço terá 200 m² e o design vai ser bem clean, parecido com as lojas da Givenchy pelo mundo”, afirma.
A longo prazo, o plano é que o negócio chegue ao Brasil. "Faz todo sentido, considerando que sou brasileiro e sinto uma energia muito boa quando estou aí”, diz, animado.