Em Londres, Burberry apresenta coleção que vai direto das passarelas para as lojas

- O Estado de S.Paulo

Temporada também foi marcada pela volta de um desfile da grife Alexander McQueen à capital britânica

O desfile da grife britânica Burberry, realizado na segunda-feira, 22, era um dos mais aguardados da Semana de Moda de Londres.

O desfile da grife britânica Burberry, realizado na segunda-feira, 22, era um dos mais aguardados da Semana de Moda de Londres. Foto: AFP / BEN STANSALL

Realizado na manhã desta segunda, 22, o desfile da grife britânica Burberry era um dos mais aguardados da Semana de Moda de Londres, que começou na sexta-feira, 19, e vai até terça, 23. Isso porque, sob a direção criativa de Christopher Bailey, a marca vem inovando em várias frentes. A começar pelo novo formato de negócio: em uma ação revolucionária para o calendário fashion, a grife havia anunciado no início do mês que passaria a vender as peças apresentadas na passarela um dia após o desfile, tanto em lojas físicas quanto online, o que vale a partir da próxima temporada, em setembro. 

 

Por enquanto, o que se viu hoje nas passarelas estará disponível para encomenda no site e na flagship store, na Regent Street, em Londres, ainda esta semana. Na coleção, Bailey encontrou uma nova maneira de reinventar a força tradicional da marca, transformando o icônico trench coat em uma variedade de looks metálicos que não pareciam por nada militares. Quer dizer, havia casacos com ar militar, mas eles eram feitos de cashmere, o que garante mais conforto às peças. E as capas, túnicas, jaquetas e trenchs tinham apareceram em versões coloridas, com padronagens xadrez, estampas e detalhes de píton. 

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Ao som ao vivo do britânico Jake Bugg, os modelos apresentaram ainda maxivestidos com um quê de anos 1970, alguns com brilho. No styling, meia calça preta com textura e bota com fivela grossa e sola tratorada tiravam as peças da zona de conforto e conferiam modernidade aos looks. Toda a coleção, vale ressaltar, perfeitamente usável fora das passarelas e fácil de ser comercializada - seguindo a nova política da grife, que com as medidas anunciadas, espera ver suas vendas crescerem. Para isso, a Burberry conta ainda com um time de peso de embaixadoras, que estavam sentadas na primeira fila do desfile: a apresentadora Alexa Chung, a it girl Olivia Palermo e as modelos Rosie Huntington-Whiteley, Naomi Campbell e Suki Waterhouse.

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Já no domingo, 21, só se falou em Alexander McQueen. A estilista Sarah Burton levou o desfile da grife de volta a Londres após 15 anos apresentando as coleções em Paris. Inspirada no universo da fantasia de sonhos e pesadelos, Burton criou uma coleção extremamente feminina e simbólica. Com estampas de flores, borboletas e até unicórnios, os vestidos tinham decotes, transparências, babados e fendas. Em meio ao romantismo e delicadeza, os terninhos masculinos e espartilhos estilizados - marcas registradas da grife - também apareceram, mas de forma desconstruída, com mangas curtas ou a lapela solta, por exemplo. / Com informações da Associated Press