Diário de uma ‘new face’ durante a SPFW

Gabriela Marçal - O Estado de S.Paulo

Thairine Garcia, uma das principais apostas desta edição, conta que chega a dormir no carro entre os desfiles para conseguir descansar

Thairine na passarela da SPFW Verão 2015

Thairine na passarela da SPFW Verão 2015 Foto: Márcio Fernandes/Estadão

Duas semanas antes da São Paulo Fashion Week (SPFW) é quase impossível falar com Thairine Garcia, modelo que vem se confirmando como um dos principais nomes dessa nova geração. Ela tem passado os dias em ‘castings’, seleção para os desfiles que vão ocorrer de segunda-feira, 3, a sexta,7, e ainda não tem a agenda definida para a próxima semana.

Até com a correria que antecede o evento, nesse período Thairine já está atenta para estar bem na SPFW. “Tento descansar mais, comer direitinho, evito sair à noite e vou mais à academia, para ter mais energia”, conta a modelo, que nasceu em Barão de Antonina, no interior de São Paulo.

A primeira SPFW em que Thairine participou foi a edição anterior, realizada em abril deste ano, ela esteve na passarela de 19 estilistas. “Foi incrível, eu estava super ansiosa, pois eram muitas entrevistas, todo mundo queria falar comigo, e logo no primeiro dia já fiz seis desfiles, foi a maior correria, mas eu adorei”, conta a modelo.Apesar de ter 16 anos e esta edição da SPFW ser a segunda de sua carreira, ela já tem no currículo desfiles internacionais de Nina Ricci, Max Mara, Bluemarine e H&M nas semanas de moda de Paris e Milão.

A modelo, que tem 16 anos, em desfiles em Paris e Milão

A modelo, que tem 16 anos, em desfiles em Paris e Milão Foto: Divulgação

Estar presente em muitas seleções para os desfiles é fundamental para marcar presença na passarela e também é a parte mais cansativa para Thairine, mas ela se esforça para participar de todos. “Já cheguei a fazer 22 castings no mesmo dia em Londres.”

Mesmo já tendo experiência fora do Brasil, a SPFW tem peso e importância na carreira da modelo. “É um momento em que todos os clientes me veem, todo mundo está de olho em mim, os canais de TV, a imprensa toda... enfim, é a hora de mostrar meu trabalho.”

E muito trabalho. Thairine conta que atua em todos os dias da SPFW. O dia da modelo começa bem cedo na academia e quatro horas antes do primeiro desfile ela já está no Parque Candido Portinari, onde ocorre o evento, para ter o cabelo arrumado, ser maquiada, provar roupas, ensaiar e, finalmente, entrar na passarela. E para a apresentação de cada marca essa preparação se repete. Cabelo, maquiagem, provas de roupas, ensaio e desfile. Ufa! “No fim do dia, só penso em jantar e deitar o mais cedo possível”, diz Thairine.

Durante a SPFW, a modelo não descuida da alimentação e “evita mais ainda comer besteirinhas”. E o descanso entre os desfiles? “Quase nenhum! Se sobram alguns minutos entre um compromisso e outro, até durmo no carro.

Após ouvir como é o dia de uma modelo na SPFW, o desfile parece ser a etapa que menos toma tempo, mas, por outro lado, é a preferida de Thairine. “A hora em que subo na passarela é o melhor momento”, decreta a ruiva.

Acompanhe o canal ‘Moda e Beleza’ do Estadão no Facebook, Twitter e Instagram.