Como copiar o penteado 'bob' de Gigi Hadid

CRYSTAL MARTIN - O Estado de S.Paulo

Modelo causou ao aparecer recentemente com os cabelos curtos, mas era só um truque. O cabeleireiro responsável pelo visual explica

Na cerimônia do American Music Awards, que ocorreu no último dia 22, em Los Angeles, a modelo Gigi Hadid apareceu com um corte novo: os cabelos longos e volumosos deram lugar a um bob

Na cerimônia do American Music Awards, que ocorreu no último dia 22, em Los Angeles, a modelo Gigi Hadid apareceu com um corte novo: os cabelos longos e volumosos deram lugar a um bob Foto: Reprodução/ Instagram

Três dias antes da cerimônia do American Music Awards, que ocorreu no último dia 22, em Los Angeles, o cabeleireiro Bryce Scarlett recebeu uma mensagem de texto da modelo Gigi Hadid. "O que você acha de perucas?", ela perguntou. "Adoro. Conte-me mais", ele respondeu. E assim os dois criaram o penteado que enganou a Internet: o corte bob falso com que Gigi cruzou o red carpet pareceu tão real que virou trend topic nas redes sociais. Será que a top havia cortado seus famosos cabelos longos e volumosos?

 

O fervor foi causado por mais do que somente a obsessão por celebridades. Em Gigi, o público enxergou a si mesmo. Ela é uma mulher jovem que encarou um dilema eterno: devo cortar os cabelos curtos? O visual, por alguns minutos, até enganou uma repórter do canal E!, Giuliana Rancic, que, ao elogiar o novo corte de Gigi, recebeu um sorriso discreto e uma sugestão para "checar novamente amanhã e ver se ainda terei cabelos curtos".

 

A mãe de Gigi, Yolanda Foster, ex-modelo e atual estrela de um reality show, explicou no Instagram que o corte era apenas um #JustOneNightBob (#BobSóPorUmaNoite). Foi então que o mundo percebeu que Gigi, assim como milhares de outras mulheres, não conseguiu de fato passar a tesoura nos fios. E coube ao cabeleireiro Scarlett inventar uma maneira perfeita de fazer um bob falso.

 

Primeiro, ele separou a parte da frente do longo cabelo de Gigi. Depois, prendeu o restante com água e um gel, o Matrix Style Link Super Fixer Strong Hold Gel (US$ 18), e o fixou firmemente ao redor da cabeça da modelo. "O cabelo deve estar o mais grudado no couro cabeludo o possível para que não fique nenhuma protuberância", explica. O hair stylist então cortou as mechas frontais de uma peruca da mesma cor dos fios de Gigi e prendeu-a ao couro cabeludo. Com as mechas frontais que tinha separado, cobriu a peruca.

 

"Para funcionar, a única coisa que você realmente precisa é ter um corte em camadas", disse. "Deve-se ter um pouco de cabelo curto o suficiente para esconder a peruca. Se tiver um corte reto, como o da Cher, não funciona." Só para ajustar a peruca no lugar e cobrí-la, ele levou duas horas. "Mas Gigi estava realmente comprometida com a ideia", conta Scarlett. "O vestido era cheio de detalhes e tinha uma gola alta, então ela queria um cabelo que parecesse simples." 

Os cabelos curtos de Gigi Hadid eram só um truque do cabeleireiro Bryce Scarlett 

Os cabelos curtos de Gigi Hadid eram só um truque do cabeleireiro Bryce Scarlett  Foto: Reprodução/ Instagram

A tendência é que os bobs permaneçam em alta no outono e inverno do hemisfério norte. Durante uma estação em que a moda toma conta do rosto - com casacos de gola alta e cachecóis - o corte é uma opção elegante e sem muito mistério. A modelo Naomi Campbell, por exemplo, apostou no visual para a cerimônia do British Fashion Awards, que ocorreu no último dia 23. Coincidentemente, ela também usou um vestido cheio de detalhes no pescoço.

 

A versão do bob do momento é o despentado, o 'messy hair', o oposto de um cabelo liso e escovado. "O corte deve ter um formato de cone e em camadas, sem muito peso nas pontas", explica o cabeleireiro. Para mantê-los em ordem, a dica de Scarlett é não ter medo de produtos. Vale, por exemplo, apostar em um mousse para dar volume na raiz e um serum para marcar as pontas. "Existe uma ideia falsa de que produtos para os cabelos são antiquados", acredita. "As garotas mais jovens acham que spray é coisa da mãe delas. Bobagem. Foi preciso muito produto para fazer o cabelo de Gigi parecer tão natural."