Com que roupa: veja dicas de looks para usar no carnaval de rua

Anna Rombino - O Estado de S.Paulo

Aprenda a montar produções originais e fantasias a partir das peças que você já tem para curtir os blocos com estilo e conforto

Cílios postiços exagerados deixam qualquer look com aparência mais festiva

Cílios postiços exagerados deixam qualquer look com aparência mais festiva Foto: Divulgação/Dress To

Os blocos de carnaval de rua sempre foram sucesso no Rio e, cada vez mais, ganham vez em São Paulo e outras regiões do país. Entre a próxima sexta, 29, e dia 14 de fevereiro, a capital paulista terá 350 blocos oficiais e, a carioca, 505. O feriado mais festivo do ano exige caracterização à altura. E conforto também. 

"Não me sinto a vontade indo muito fantasiada, então brinco com acessórios que tenho em casa, de uma maneira que não usaria normalmente", diz Mariana de Pilla, editora de moda da revista Marie Claire. "Dá para criar produções originais e práticas com suas próprias peças." Veja as dicas dela na galeria abaixo.

Divulgação/Maria Filó
Ver Galeria 10

10 imagens

A hora é de ousar, pelo menos um pouco. Se tem medo de combinar estampas, por exemplo, arrisque fazer uma saia de tule ou chita e use-a com aquela blusinha colorida. Com ou sem fantasia,lembre-se da funcionalidade das peças: bolsas pequenas, tênis e roupas leves são sempre boas pedidas. Vai de saia ou vestido? Coloque um short por baixo para não pular despreocupada. "E, por  mais que passe protetor solar, tente ir sempre de regata para não ficar com marca de camiseta", sugere Mariana. 

Se optar por uma produção básica, invista em um make poderoso. Basta um batom vermelho combinado com camiseta listrada para ter um look de marinheira. Sombras coloridas saem dos olhos e vão também para as têmporas, bochechas e lábios - melhor ainda se combinadas com glitter e lantejoulas coladas. Vale se inspirar em maquiagens usadas em desfiles internacionais, que costumam ser mais carregadas, ou de celebridades, como Katy Perry e Anitta. Cílios postiços exagerados, como os de pena, também são uma boa pedida. Óculos de sol? Melhor não. "Eu deixo os meus em casa porque, além de serem fáceis de perder, eles escondem a maquiagem", diz Mariana.