Cinco dicas para adestrar seu cachorro desde cedo

Anita Efraim - O Estado de S.Paulo

Dedique dez minutos do seu dia, todos os dias, a ensiná-lo e ele aprenderá a se comportar

É mais fácil educar um cão enquanto ele é filhote do que quando estiver mais velho

É mais fácil educar um cão enquanto ele é filhote do que quando estiver mais velho Foto: Pixabay

Ter um cachorro em casa é trabalhoso, especialmente quando ele é pequeno e ainda faz muita bagunça, como fazer xixi na sala, roer o sofá ou chorar durante a noite. Para evitar esses problemas, é comum que os donos contratem adestradores para que o cão aprenda a se comportar. No entanto, o que muito não sabem, é que é possível educar o filhote sem ajuda de um profissional.

 

De acordo com Gustavo Campelo, educador de animais da Clínica Cão Ideal, o melhor a se fazer é ensinar o cachorro enquanto ele ainda é filhote. Ainda que seja possível educar um cão adulto, é uma tarefa mais difícil. “O ideal é que o dono destine uns dez minutos do seu dia, todos os dias, para treinar seu cão”, explica Campelo.  

 

Uma das dicas do educador é nunca punir o cachorro de maneira agressiva, porque, se tratado assim, ele pode se tornar medroso, inseguro e tem mais chances de atacar pessoas. Quando o cão se comportar bem, é importante elogiá-lo e acariciá-lo. Quando seu comportamento for negativo, o melhor a fazer é ignorá-lo.