Cara Delevingne: de musa fashion a atriz

Marília Marasciulo - O Estado de S.Paulo

A modelo britânica estreia nesta quinta-feira, 9, como protagonista do filme "Cidades de Papel"

Aos 22 anos, Cara Delevingne, famosa por seu trabalho como modelo, aposta na carreira de atriz

Aos 22 anos, Cara Delevingne, famosa por seu trabalho como modelo, aposta na carreira de atriz Foto: Reprodução

A britânica Cara Delevingne tem muitos planos para sua carreira e, talvez, "modelo" não seja a descrição apropriada para ela no momento. Há algum tempo, Cara vem dando pistas sobre sua real ambição: atuar. Com a estreia de "Cidades de Papel", filme baseado no romance homônimo de John Green, que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 9, pode-se dizer, enfim, que ela chegou lá. E no papel de protagonista.

Embora tenha participado de outros filmes, Cara sempre foi conhecida por sua trajetória como modelo. Ela estourou em 2011 e estrelou campanhas publicitárias e desfiles de grifes como Burberry, Chanel, Zara, H&M, Moschino, Dolce&Gabbana, Fendi e Stella McCartney. Mas, ao que tudo indica, a jovem de 22 anos cansou do mundo fashion. "Não tenho mais certeza de que entendo o que a moda é", disse em entrevista à revista Vogue americana, da qual é capa neste mês. "Admito que fiquei assustada em sair. Quando você está nele, você entende. E no segundo em que sai, você pensa 'o que diabos acabou de acontecer?'"

Mario Testino/ Divulgação Burberry
Ver Galeria 12

12 imagens

O carisma e a personalidade marcantes (além da beleza, claro) pesam a seu favor na transição de carreira. “A Cara tem essa qualidade de rock star, mas ao mesmo tempo tem algo de frágil, e é isso que cria os melhores atores. Eles são complicados”, descreve seu colega de cena em "Cidadãos de Papel", Nat Wolff, à Vogue.

Dentro ou fora das passarelas ou dos sets de filmagem, ela é do mesmo jeito, espevitada, divertida e sem vergonha de parecer ridícula. Faz parte de uma geração acostumada a divulgar e compartilhar tudo nas redes sociais. Seu perfil no Instagram, por exemplo, tem mais de 13 milhões de usuários e é constantemente atualizado com fotos suas exibindo de caras e bocas ou de noitadas ao lado dos amigos - entre eles as cantoras Rita Ora e Taylor Swift, e as modelos Karlie Kloss e Kendall Jenner. 

Nascida e criada em Londres, Cara integra a alta sociedade inglesa. Seu avô materno foi diretor da revista "Queen" e sua avó, dama de companhia da rainha. No entanto, sus infância acabou marcada por um fato nada glamoroso, o vício da mãe, Pandora, em heroína. Quando concluiu o sexto ano na escola, os pais a mandadam para um colégio interno. No início, imergiu em aulas de teatro e música, mas, aos 15 anos, entrou em depressão. Desistiu do colégio, prometeu à família que encontraria um emprego e, aos 18 anos, tornou-se o rosto da campanha da Burberry.

Agora, com participações em outros quatro filmes que estreiam este ano e um papel de destaque em “O Esquadrão Suicida", longa  baseado nos personagens dos quadrinhos da DC Comics, cujo lançamento está previsto para 2016, já é certo dizer que Cara  Delevingne trocou as passarelas pelas telas de cinema. E vem se dando bem.