PUBLICIDADE

Campanha da Dove provoca discussão sobre racismo nas redes sociais

Anúncio de sabonete da marca, que mostrava uma mulher negra se tornando branca, foi tirado do ar

Por Maggie Astor
Atualização:
Peça publicitária da Dove foi criticada por internautas Foto: Facebook.com/Naythemua

Em uma propaganda de sabonete líquido da Dove norte-americana, veiculada apenas nas redes sociais, uma mulher negra remove sua camiseta marrom e – voilà! Revela uma mulher branca com uma camiseta bege. O anúncio em forma de GIF, era estrelado por três mulheres que removiam suas roupas para mostrar a próxima. 

Mas a transição da negra para a branca gerou uma discussão sobre racismo: os comentários afirmaram que as imagens passam a ideia de que uma pessoa negra é 'suja', e, quando se limpa, embranquece. Os protestos foram tantos que, no sábado, 7, a postagem foi apagada das redes sociais.  No Facebook, a Dove norte-americana escreveu um pedido de desculpas. "Dove está comprometida em representar a beleza da diversidade. Em uma imagem que publicamos esta semana, erramos ao retratar as mulheres de cor e nos arrependemos amargamente de ter ofendido alguém. "

PUBLICIDADE

Marissa Solan, porta-voz da marca, falou que o GIF "foi pensado para mostar que o Dove Body Wash é para todas as mulheres e ser uma celebração da diversidade, mas foi feito de maneira errada e, como resultado, ofendeu muitas pessoas." Ela acrescentou que a publicação foi removida e eles estão "reavaliando nosso processo interno de criação e revisão do conteúdo." Ela se recusou a informar quantas pessoas contratadas para revisar este anúncio eram afro-americanas. 

Os críticos não ficaram tocados com a retratação da empresa. "Qual foi a intenção deles?" escreveu o internauta Ariel Macklien no Facebook em comentário curtido mais de 1100 vezes. "Quer dizer, qualquer um com olhos consegue ver que é ofensivo. Nenhuma pessoa que trabalha lá foi contra isso? Uau. Não comprarei seus produtos mais."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.