Artista recebe ameaças de estupro após estrelar campanha da Adidas

Redação - O Estado de S.Paulo

Arvida Byström falou sobre os comentários de ódio por causa de seus pelos na perna

Artista plástica sueca trabalha questionando os papeis de gênero na sociedade

Artista plástica sueca trabalha questionando os papeis de gênero na sociedade Foto: Instagram/@adidasoriginals

A nova campanha do tênis Superstar, da Adidas, chamada "Icons of Tomorrow" (ícones do amanhã, em português), é estrelada por jovens que, de alguma forma, estão engajados em mudar a sociedade. Entre eles estão a modelo plus size Barbie Ferreira, o rapper Khalif e a artista plástica Arvida Byström. A última relatou estar sofrendo ataques virtuais desde a divulgação das campanhas. 

A sueca é uma ativista feminista e não é adepta da depilação, já que seu trabalho consiste em questionar padrões de gênero e feminilidade, o que gerou uma série de comentários de ódio nas redes sociais. Ela usou o Instagram para desabafar sobre o assunto. 

"Minha foto da campanha do Superstar, da Adidas, teve uma série de comentários odiosos na última semana. Eu que sou completamente capaz, branca e cis, com a única característica inconveniente de ter alguns pelos na perna. Literalmente, tenho recebido ameaças de estupro por inbox. Não posso nem imaginar o que é não ter estes privilégios e tentar existir neste mundo. Estou mandando amor e tentando lembrar que nem todos têm a mesma experiência sendo uma pessoa. Além disso, obrigada por todo amor que me mandaram, também tem sido muito", escreveu.