Uniforme da Globo para cobertura da Olimpíada vira piada na internet

Gabriela Marçal - O Estado de S. Paulo

Combinação de camisa jeans e calça cáqui dos jornalistas foi comparada a roupas de presidiários e escoteiros 

O uniforme da TV Globo para a cobertura da Olimpíada foi criticado por internautas e, inclusive, por Faustão, apresentador da emissora

O uniforme da TV Globo para a cobertura da Olimpíada foi criticado por internautas e, inclusive, por Faustão, apresentador da emissora Foto: Divulgação TV Globo

A cerimônia de abertura da Olimpíada acontece na noite desta sexta-feira, 5, mas antes disso os internautas já comentavam o uniforme usado por jornalistas e comentaristas para cobrir os jogos no Rio. Usada por repórteres e apresentadores da Globo, a combinação de camisa jeans e calça cáqui foi a que mais recebeu críticas. A roupa foi comparada às vestimentas usadas por funcionários da NET, presidiários e escoteiros. 

“Roubaram dos carteiros”, disse o apresentador Faustão em seu programa no último domingo. A internet também não perdoou: “Meu humor está tipo o uniforme dos jornalistas da Globo: horrível”, escreveu um usuário do Twitter. Além das piadas, o público fez ponderações sobre o tecido e o estilo das peças.

Muitos comentaram que a calça de tom bege deixa evidente no vídeo as marcas amassadas. Outro ponto questionado, foi o design conservador que chegou a ser chamado de “escolar” e “cafona”.

O novo uniforme da Globo inclui camiseta polo azul para os jornalistas e verde para os comentaristas, que vão usar calça jeans em tom escuro. A padronização atinge até os calçados: sandália com salto médio de corda para elas e sapatênis (o polêmico) para eles.

A Record também conta com um uniforme específico para a cobertura dos jogos no Rio. A equipe da emissora tem à disposição dois trajes completos. A composição de blazer de lã fria, calça de sarja e sapatos pretos clássicos é usada por apresentadores, narradores e comentaristas.  

Os repórteres vestem camiseta polo, calça de sarja, bermuda de sarja (para a cobertura dos esportes de praia), jaqueta de nylon e sapatênis. As mulheres calçam sapatilhas ou escarpins pretos.

O uniforme olimpíco da Record também seguiu uma linha conservadora

O uniforme olimpíco da Record também seguiu uma linha conservadora Foto: Divulgação Record

De acordo com a área de Comunicação da Record, a equipe de figurino da emissora levou um ano para criar o uniforme Rio 2016.