Polêmicas, pochetes ganham versão fashion

Anna Rombino - Especial para O Estado de S. Paulo

Acessório controverso apareceu nas passarelas com estilo que passa longe do esportivo. Você usaria?

Pochete de couro com recortes da Armani

Pochete de couro com recortes da Armani Foto: Divulgação

Pense rápido: qual é o acessório mais cafona de todos os tempos? Se sua resposta foi "pochete", talvez você mude de opinião. A peça polêmica, muito usada nos anos 1980 e 1990, reapareceu como tendência na última temporada.

Marcas como Armani, Marni, Kenzo, Stella McCartney, Moncler, Off-White e Vionnet colocaram suas versões nas passarelas.

Esqueça os modelos esportivos ou aqueles bordados, comprados em feiras hippies. As novas pochetes fashionistas têm boa dose de sofisticação. "Trata-se de uma bolsa de luxo adaptada para a cintura", explica Mari Di Pilla, editora de moda da revista Marie Claire. Ou seja, elas lembram clutches acompladas e cintos e surgem em modelos de couro, recortadas e muito bem acabadas. Além de possuir função utilitária (existe coisa mais prática do que não ter que carregar a bolsa?), a nova pochete funciona como truque de styling. "Ela é usada para marcar a cintura alta e definir a silhueta", diz Mari.

Divulgação
Ver Galeria 10

10 imagens

A blogueira Chiara Ferragni e a cantora Rihanna já estão usando as suas. "Assim como o tênis branco, que era odiado e agora está nos pés de todo mundo, o acessório deve virar objeto de desejo, em breve", acredita Mari.