Comercial de marca de cosméticos japonesa questiona padrões de gênero

Anna Rombino - Especial para O Estado de S. Paulo

Filme surpreendente da Shiseido concorre no festival de propaganda de Cannes, que ocorre até domingo, 25

Comercial da Shiseido que questiona padrões de gênero concorre no festival de propaganda de Cannes

Comercial da Shiseido que questiona padrões de gênero concorre no festival de propaganda de Cannes Foto: Reprodução/Youtube

O cenário é uma escola japonesa. Uma professora abre a porta de uma sala de aula, onde se encontram algumas meninas fazendo atividades cotidianas, como conversar, escrever na lousa e ouvir música. A câmera passeia entre elas até chegar uma garota que está lendo um livro. Na página, uma mensagem para o espectador faz com que ele veja de outra forma o comercial: "Você reparou que tem um garoto na sala?". 

O filme começa então a rolar ao contrário e o espectador consegue desvendar o mistério do anúncio: na verdade, todos os atores são meninos usando maquiagem e peruca. A intenção da propaganda da Shiseido é romper com os estereótipos de beleza e questionar ps padrões de gênero. "Todo mundo pode ser bonito". Criado pela agência Watts of Tokyo, a campanha é uma das concorrentes do Festival de Propaganda Cannes Lions, o maior da categoria, e já teve mais de 9 milhões de visualizações no Youtube. Vale o clique.