Youtuber brasileira é acusada de plagiar vídeos de youtuber canadense

Danielle Sanches e Hyndara Freitas - O Estado de S.Paulo

Mariana Delveccio, do canal Pense Geek, nega que tenha copiado conteúdo; Geoff Thew alega que

Youtuber é acusada de plágio por outro influenciador. 

Youtuber é acusada de plágio por outro influenciador.  Foto: StockSnap/ Pixabay

 

A youtuber brasileira Mariana Delveccio, do canal Pense Geek, foi acusada pelo influenciador Geoff Thew, do canal Mother's Basement, de ter copiado vários vídeos dele e de outros influenciadores. Ambos têm canais muito populares e escrevem sobre anime, como são conhecidos os desenhos animados produzidos no Japão.

 

Em um desabafo de quase 18 minutos, Thew conta que foi avisado por um fã brasileiro sobre o plágio. Ele então mostra diversas situações em que Mariana - conhecida como Satty nas redes sociais - teria utiliza falas inteiras e até usado as mesmas piadas em suas postagens.

"Esta youtuber está pegando nossos roteiros, traduzindo e lendo-os em um vlog", afirma Thew na publicação. "Tenho certeza que se os fãs [dela] passarem dois segundos no meu canal, eles vão ver que ela roubou meu conteúdo", diz ele, que conta com mais de 514 mil inscritos em seu canal. A página Pense Geek tem mais de 625 mil. 

Assim que soube do caso, Mariana apagou o vídeo que causou toda a polêmica e publicou uma réplica negando todas as acusações. Segundo ela, a coincidência de informações se deve porque ambos usaram a mesma fonte para a produção de seus vídeos. Thew, no entanto, nega que seja o caso.

 

Ao E+, a influenciadora se disse abalada e desejando que tudo acabe o mais rápido possível. "Não tenho muito o que falar sobre o assunto. Postei algumas fontes que utilizei e quem pegar os trechos verá que é tudo igual", disse.

Atualização em 25/04 às 18h52. Em entrevista ao E+, Geoff disse que, após ser alertado sobre o plágio, ele tuitou sobre isso. Mariana então mandou-lhe uma mensagem no Facebook, dizendo que nunca havia visto o vídeo dele. "Essa afirmação é, obviamente, uma mentira – nossos vídeos são similares demais para que ela tenha criado sem ver e copiar o meu", disse.

Ele contou que, depois de expor a situação no Twitter, estava satisfeito – porém descobriu que ela havia copiado outros vídeos dele e de outros youtubers, o que ele detalhou em seu vídeo. "Um pouco depois, ela anunciou que faria um vídeo de resposta e eu decidi que, se ela continuasse mentindo, eu iria expor as coisas em um vídeo meu. Como imaginava, ela continuou mentindo, efetivamente me acusando de plágio para cobrir seus rastros – então eu não tive escolha a não ser respondê-la publicamente".

Geoff disse que oficializou suas denúncias para o YouTube, mas disse que a plataforma costuma demorar a avaliar casos como este, então está esperando. "Eu senti que tinha que expor a publicidade errada de Mariana e alertar as pessoas sobre isso. A reputação de um youtuber é tudo – nossa audiência deposita muita confiança em nós – e, ao fingir que o trabalho de outra pessoa é dela enquanto pede dinheiro para as pessoas, ela traiu essa confiança totalmente", diz, referindo-se aos anúncios publicitários. 

 

Veja também: Os dez youtubers mais bem pagos do mundo segundo a revista 'Forbes