TikTok dividirá receitas de publicidade com criadores de conteúdo

Agências - AFP

De acordo com a plataforma, apenas as contas com ao menos 100 mil seguidores serão selecionadas por enquanto

O TikTok anunciou que estuda formas de monetizar seus criadores de conteúdo. Na primeira fase de implementação apenas perfis de criadores, personalidades públicas e editores de imprensa, com a partir de 100 mil seguidores, receberão o compartilhamento de receita.

O TikTok anunciou que estuda formas de monetizar seus criadores de conteúdo. Na primeira fase de implementação apenas perfis de criadores, personalidades públicas e editores de imprensa, com a partir de 100 mil seguidores, receberão o compartilhamento de receita. Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS - O TikTok anunciou que estudará a implementação de uma divisão das receitas de publicidade com os criadores de conteúdo mais vistos da plataforma, aproximando-se de um modelo já usado por apps concorrentes.

"Vamos começar a estudar nosso primeiro programa de compartilhamento de receitas com os criadores, personalidades públicas e editores de imprensa", indicou a filial do grupo chinês ByteDance em um comunicado. 

Apenas serão selecionados na primeira fase deste programa as contas com ao menos 100.000 seguidores, indicou o TikTok, que se diz decidido a "desenvolver soluções de monetização (...) para que os criadores se sintam valorizados e recompensados". 

O site, que com a pandemia se transformou em uma importante plataforma de vídeo, lutou por muito tempo para monetizar seus conteúdos, embora tenha sido lento em concretizar o potencial que representa seu um bilhão de usuários mensais, patamar que superou no ano passado.

Segundo o site especializado Business of Apps, TikTok gerou em 2021 um faturamento de 4,6 bilhões de dólares, similar a Snapchat, que afirma ter apenas pouco mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente.