São Paulo e Rio ganham artes urbanas coloridas em homenagem aos blocos de carnaval

Sofia Hermoso - Especial para o Estadão

Mais de 200 metros de muita cor e criatividade marcam o trajeto dos principais blocos de ruas das capitais

Uma das artes urbanas feita em homenagem aos blocos de rua do carnaval fora de época.

Uma das artes urbanas feita em homenagem aos blocos de rua do carnaval fora de época. Foto: Igor Selingarde e Diego Locatelli

Em homenagem aos blocos de rua do carnaval fora de época que ocorre neste feriado de Tiradentes, ruas e praças de São Paulo e Rio de Janeiro ganharam mais de 200 metros de artes urbanas.

Criadas pelos artistas brasileiros Juline Lobão e Thiago Thipan em parceria com a norte-americana Shawna X, conhecida por suas obras vibrantes e coloridas, as artes foram feitas em pontos icônicos das duas capitais.

Em São Paulo, as praças José Molina, no Pacaembu, e Benedito Calixto, em Pinheiros, e o Largo Santa Cecília receberam, em cada local, uma arte de 40 metros de comprimento. Já no Rio de Janeiro, os pontos escolhidos foram a Rua da Relação, no Centro, a Rua Teixeira de Melo, em Ipanema, e a Teixeira de Freitas, também no Centro.

Responsável pela curadoria dos artistas brasileiros, o projeto Instagrafite levou em consideração pontos importantes para os trabalhos se conectarem com o de Shawna X. A colaboração também com a participação dos blocos de rua homenageados.

A ação foi patrocinada pela marca de whisky Ballantine’s para homenagear uma data comemorativa tão importante no Brasil. "Este trabalho foi muito emocionante, pois vi a minha obra de arte em um espaço totalmente diferente. Espero que as pessoas possam sentir o amor que eu quis transmitir", comenta Shawna X.

A artista Juline Lobão afirma: "É um prazer contribuir nesse projeto tão especial que celebra a maior manifestação artística e cultural do nosso país, além da oportunidade de colocar meu traço e paixão nas ruas de São Paulo, essa cidade que hoje chamo de lar".

Já o carioca Thiago Thipan, declara: "Estou muito feliz de ter recebido o convite de Ballantine’s para participar desse projeto colaborativo desafiador de levar ainda mais cor ao Carnaval fora de época".

 

As artes foram cocriadas pela artista norte-americana Shawna X e pelos brasileiros Juline Lobão e Thiago Thipan.

As artes foram cocriadas pela artista norte-americana Shawna X e pelos brasileiros Juline Lobão e Thiago Thipan. Foto: Igor Selingarde e Diego Locatelli