Pharrell, Bono e outros artistas gravam álbum em memória da gata de Sophie Calle

Redação - O Estado de S.Paulo

A compilação de 38 faixas está exposta na Galerie Perrotin, em Paris

A compilação está exposta na Galerie Perrotin, em Paris

A compilação está exposta na Galerie Perrotin, em Paris Foto: Courtesy Perrotin

A artista Sophie Calle recrutou 38 músicos - entre eles Pharrell Williams, Jarvis Cocker, Lou Doillon e Bono Vox - para escrever uma música original para uma exposição. Até aí tudo bem. Mas os artistas receberam uma instrução específica: compor uma faixa dedicada à memória de sua gata, Souris (rato, em francês), morta em 2014. 

Ao Wall Street Journal, Calle contou que a ideia surgiu após a amiga Laurie Anderson, artista experimental americana, ter escrito uma canção para a felina. O presente levou a francesa a considerar o recrutamento de outros artistas para gravar um álbum memorial completo.

De todos os músicos que contribuíram para o disco, dez conheciam o gato pessoalmente. Àqueles que não estiveram com o bichinho, Sophie enviou descrições, fotos e um vídeo de quatro minutos com hábitos específicos de Souris. 

Entre as canções, há peças escritas especificamente sobre Souris, outras sobre gatos em geral e algumas que focam em temas mais amplos de luto, perda e ausência. A compilação está exposta na Galerie Perrotin, em Paris.

"Talvez depois eu tenha outro gato, mas no momento não quero. Ela ainda está aqui", disse Calle à agência de notícias Artnet News.